Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas:
A diferença entre cada uma das camadas é, basicamente, de temperatura e altitude. Mas cada uma guarda suas peculiaridades.
Cada camada da atmosfera possui características específicas determinadas pela temperatura em relação à altitude e pela composição do ar. ... Dessa forma, a atmosfera é dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A termosfera é a camada da atmosfera terrestre localizada acima da mesopausa, uma camada que separa a termosfera da mesosfera. Seu limite superior é a exosfera, a última camada atmosférica. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites.
A termosfera é a maior camada da atmosfera da Terra. Trata-se de uma classificação térmica e inclui a ionosfera e a exosfera. Está localizada logo acima da mesopausa e se estende até 600 quilômetros de altitude.
A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. A sua altura varia conforme o ponto de distância da superfície. ... É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.
É na Troposfera que ocorre a formação de nuvens, e onde ocorrem ainda fenômenos naturais como as chuvas, os ventos e os relâmpagos. É na Troposfera que estão concentrados 80% do ar atmosférico, e onde estão contidos o gás oxigênio em quantidade suficiente para permitir a respiração dos seres vivos.
A maioria dos instrumentos meteorológicos para medição de ventos e tempestades, chuvas e variações climáticas são colocados na troposfera, pois trata-se da camada mais baixa da atmosfera terrestre.
estratosfera
A importância da estratosfera para a manutenção da vida no planeta é vital porque é nela que concentra-se a camada de ozônio e, ela como um todo, funciona como um filtro de luz solar e barreira contra meteoritos e asteroides.
A atmosfera terrestre é composta de várias camadas, entre elas está a troposfera e a estratosfera. É importante ressaltar que essas camadas estão mais próximas da superfície da Terra e por isso são as maiores vítimas da poluição atmosférica.