EQST

O Qu Kuhn Entende Por Incomensurabilidade?

O quê Kuhn entende por incomensurabilidade?

Duas teorias são incomensuráveis porque não há qualquer linguagem neutra que as possa comparar, isto é, que possa "medir" essas teorias rivais.

O que significa a ideia de incomensurabilidade proposta por Feyerabend?

Incomensurabilidade metodológica Feyerabend argumentou, em 1975, que todas as regras metodológicas propostas foram frutificamente violadas em algum momento no decurso do avanço científico, e que, somente ao violar tais regras, os cientistas poderiam ter feito progresso.

Qual o significado da palavra incomensurabilidade?

substantivo feminino Particularidade, característica ou condição daquilo que é incomensurável; qualidade do que não se pode medir; imensurabilidade.

O que implica a incomensurabilidade dos paradigmas?

Para Kuhn, a incomensurabilidade de paradigmas: Significa a impossibilidade de medir corretamente objetos na fase pré-científica. Implica que, na comparação entre paradigmas científicos, os mais avançados conseguem integrar os menos avançados.

O que é o progresso científico?

O progresso científico passa a ser visto como o resultado progressivo de uma pesquisa coletiva e contínua. Ou seja, trata-se da ideia de um conhecimento científico oriundo da colaboração de diversas pessoas.

Qual o sentido de um paradigma?

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

Qual a diferença entre o pensamento de Kuhn e Feyerabend?

Segundo Kuhn, as teorias que englobam paradigmas diferentes são incomparáveis entre si. ... Feyerabend, tais teorias seriam “incomensuráveis” entre si. Por exemplo, a mecânica relativista seria incomensurável com a clássica. Mas de fato as comparamos entre si e damos boas razões para preferir uma à outra.

O que significa a expressão anarquismo epistemológico para Thomas Kuhn?

Anarquismo epistemológico é uma teoria criada pelo filósofo da ciência austríaco Paul Feyerabend. ... Segundo esta epistemologia a ideia de que ciência pode ou deve operar de acordo com regras fixas e universais é irrealista e perniciosa, indo contra a própria ciência.

O que é definido como um paradigma?

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

O que é uma lei científica corroborada?

Uma teoria diz-se corroborada quando resiste aos testes destinados a falsificá-la. Para ser corroborada uma teoria deve apresentar um bom conteúdo empírico que restrinja aquilo segundo as suas previsões pode acontecer ‒ de modo a não ser vaga ‒ e deve passar em testes sérios e rigorosos.

O que Thomas Kuhn defendia?

Thomas Kuhn foi um daqueles pesquisadores da Filosofia da Ciência que defenderam o contexto de descoberta, o qual privilegia os aspectos psicológicos, sociológicos e históricos como relevantes para a fundamentação e a evolução da ciência. ... O paradigma caracteriza a Ciência Normal.

Em que consiste o anarquismo epistemológico?

O anarquismo epistemológico, assim ficou estabelecido esse seu conceito, deve ser entendido como uma defesa a um pluralismo epistemológico, ou seja, contra um método único de se fazer ciência. Defende um “tudo-vale”, ou seja, um radical pluralismo metodológico.

O que é um paradigma para Thomas Kuhn?

Para Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos proble- mas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência.