Amidas são compostos orgânicos nitrogenados que apresentam como principal característica a presença de um grupo carbonila (carbono que realiza uma ligação dupla com o oxigênio), ligado diretamente a um nitrogênio, que, por sua vez, pode ligar-se a dois átomos de hidrogênio.
A nomenclatura é realizada combinando o nome do grupo orgânico ligado ao nitrogênio com amina. O sufixo “o” indicativo da função hidrocarboneto é substituído por “amina” e a posição do nitrogênio deve ser indicada.
As amidas são muito empregadas na síntese de polímeros como é o exemplo dos náilons, que são poliamidas encadeadas e também os poliuretanos. Também são empregadas como herbicidas, repelente de insetos e medicamentos.
As amidas são moléculas orgânicas que formada por um grupamento nitrogenado e uma carbonila ou algum outro tipo de corpo carbônico. Já as aminas são apenas os compostos nitrogenados, sem os outros radicais que podem estar ligados a ela.
As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes (como a anilina, que é a benzenoamina) e de explosivos.
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
As aminas possuem caráter mais básico que os compostos oxigenados, porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, dessa forma, ele é capaz de compartilhar o seu par de elétrons com maior facilidade que o oxigênio.
Função amina: presença do grupo amino ─ NH2, que caracteriza a basicidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Função ácido carboxílico: presença do grupo carboxílico COOH, que caracteriza a acidez.
Em química orgânica, amina terciária são compostos orgânicos nitrogenados derivados da amônia. São consideradas básicas, pois possuem um par de elétrons livre que pode se ligar a um cátion através de uma ligação covalente dativa.
Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
As aminas podem ser classificadas em primárias, secundárias e terciárias, dependendo da quantidade de hidrogênios substituídos por grupos orgânicos na amônia.
Amina
Aminas no cotidiano - Mundo Educação....Veja os exemplos a seguir:
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
As amidas são compostos derivados teoricamente da amônia, pela substituição de um de seus hidrogênios por um grupo acila. As amidas são compostos que possuem em sua estrutura um hidrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila, que é o carbono realizando uma dupla ligação com o oxigênio.
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio.
Amida é um composto orgânico que se caracteriza pela ligação entre uma carbonila, ou seja, C=O. (C com dupla ligação O) e um nitrogênio. Derivada dos ácidos carboxílicos, surge quando acontece a seguinte alteração: a hidroxila (OH), situada no final da cadeia, é substituída por uma acila, ou seja, um nitrogênio (N).
Exemplos de aminas no nosso dia a dia: Produção de sabões; Produção de sais de amônio, usadas em condicionadores para cabelos; Corantes (anilina); Medicamentos (nicotina, cafeína, morfina e cocaína).
O ácido cianídrico é muito utilizado na fabricação de plásticos, pesticidas, fertilizantes agrícolas, corantes, entre outros. Outra nitrila bastante conhecida é a etanonitrila, representada pela fórmula química C2H3N, também denominada cianeto de metila ou acetonitrila.
Grupo carboxila ou carboxilo é um grupamento orgânico (−COOH), presente em ácidos carboxílicos, derivado da união do grupamento carbonila (presente em aldeídos e cetonas) com o grupamento hidroxila (presente nas funções álcool, fenol e enol).
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
Essências de Frutas
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.
Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados. A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila: Não pare agora...
O álcool pertence à classe dos compostos orgânicos (Química Orgânica) que são formados por hidroxilas (-OH), ligadas a átomos de carbono saturados. Entre os principais exemplos, podemos mencionar o etanol (C2H6O), metanol (CH3OH), propanol (C3H8O) e glicerol (C3H8O3).