Um estudo de coorte é um estudo observacional onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.
Enviada em 05:11 4) Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo de coorte? d) Tem custos elevados e requer um longo período de tempo para sua realização. RESPOSTA CORRETA Essa é uma desvantagem do estudo de coorte por acompanhar as pessoas ao longo do tempo.
A maior desvantagem dos estudos transversais prende-se com a impossibilidade de estabelecer relações causais por não provarem a existência de uma sequência temporal entre exposição ao factor e o subsequente desenvolvimento da doença.
As medidas de efeito são obtidas através da divisão ou subtração de duas medidas de fre- qüência ou ocorrência, observadas em subgru- pos distintos de uma mesma população. Esta medida é utilizada para estimar a magnitude ou a “força” de associação entre a exposição (fator de risco) e a doença (desfecho) em questão.
Significado de Correlação substantivo feminino Semelhança; relação de correspondência entre dois seres, duas coisas, duas ideias que se relacionam entre si. Estatística. ... Etimologia (origem da palavra correlação).