Este método consiste em uma fita métrica que é fixada em um cinto, que por sua vez se fixa na cintura do executante deslizando através de um suporte apoiado no solo, entre os pés do executante. Ao saltar, a fita desliza pelo suporte e pode-se observar o deslocamento do salto em centímetros.
Durante o teste de impulsão horizontal parado o candidato deve posicionar-se em pé, estático, com pés paralelos atrás da linha de medição inicial. A execução deve ser feita com o candidato saltando à frente com movimento simultâneo dos pés.
Pule na direção do local de pouso. Enquanto isso, flexione os joelhos e jogue o corpo para frente. Tudo isso minimiza o risco de lesões. Olhe para frente o tempo todo para não entortar o corpo e perder o equilíbrio. Algumas pessoas entram em pânico quando se veem pulando de pontos muito altos.
5 Dicas para aumentar a altura dos saltos
Para treinar manchete e toque sozinho, um bom caminho é fazer o movimento mandando a bola para si mesmo. Nesse caso, um desafio é contar quantas vezes a bola foi tocada sem cair no chão. O importante é observar o que pode ser aprimorado e repetir os movimentos diversas vezes para que eles se tornem naturais.
O mais eficaz é acertar a bola do lado direito ou esquerdo em um ângulo agudo para baixo. Esteja você atingindo a bola da posição frontal direita ou esquerda, coloque-se atrás da linha de 3 m ou linha de ataque, que fica a cerca de 4 passos de distância da rede.
A média de altura dos jogadores da Superliga masculina é de 1,94 m, e o levantador é o único com menos de 1,80 m na competição.
1,85 m
O atacante, no momento do salto, tem que se posicionar de maneira a colocar-se rigorosamente sob a bola. Isto é, a bola tem que estar sobre o eixo do seu corpo, a fim de que seja capaz de atacar com eficiência, tanto para a paralela quanto para a diagonal.
- Bola à Direita do Eixo do Corpo. Na entrada da rede, torna o ataque para a direita - diagonal - mais fácil. O golpe para a paralela, entretanto, torna-se praticamente inviável (fig 1). Na saída da rede ocorre o contrário, ou seja, o golpe mais fácil é para a paralela e o mais difícil para a diagonal (fig. 2).
O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa. A condução, tipo de infração cometida na realização de um toque, ocorre quando o jogador retém por um momento a bola.
Batida na bola de cima para baixo, com a palma da mão, flexionando o punho (quebrando a munheca) no momento do golpe na bola.
No voleibol, a cortada é um tipo de ataque. Para realizar uma cortada, o jogador salta próximo à rede e golpeia a bola com uma das mãos, unindo força e velocidade, num movimento de cima para baixo.
Cortadas: corte é básico, após receber a bola do levantador, o atacante vai com tudo na bola tentando bater com certa força e ângula para que esta passe a rede e toque o chão da quadra do adversário. com o canto mais distante da parte oponente da quadra.
Refere-se a um ataque em que o jogador não acerta a bola com força, mas antes toca-la levemente, procurando direciona-la para uma região da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.
Explorar o bloqueio Refere-se a um ataque em que o jogador não pretende fazer a bola tocar a quadra adversária, mas antes atingir com ela o bloqueio oponente de modo a que ela, posteriormente, aterisse em uma área fora de jogo.
3 tipos de ataque no Voleibol
Os sistemas táticos do voleibol são baseados nas posições do voleibol, que são as seguintes: