A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. Existem diferentes usos da cal, material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrado em diferentes tipos.
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Atualmente se usa a cal já hidratada, fornecida em sacos de 20 Kg e pronta para o consumo. Entretanto, ainda é recomendável que se faça a mistura entre areia e cal, com um pouco de água, e que esta mistura fique alguns dias curtindo antes de ser misturada ao cimento e ao restante da água para ser utilizada.
A Cal Liga original é uma adição mineral para argamassas de cimento. Tem a função de contribuir para a melhor trabalhabilidade da massa, além de auxiliar a aderência, coesão e durabilidade das massas de assentamento e reboco.
Misture o aditivo plastificante quartzolit e água limpa, com consumo de 100 ml para cada saco de cimento de 50 kg. Em seguida, misture o cimento e a areia em outro recipiente. Acrescente o líquido (aditivo plastificante quartzolit + água) na mistura de cimento e areia.
Comece colocando 6 dos 16 litros de água num recipiente grande (que tenha capacidade para 18 litros) e adicione à água o saco de cal, misture bem utilizando um bastão. Depois, em outro recipiente dissolva a cola branca em 8 litros de água e misture bem até formar uma mistura homogênea.
04 carrinhos de areia média fina.
Massa de cimento, areia e cal para assentar tijolos: 1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal).
Para argamassa de assentamento de tijolos usa-se areia grossa ou média. Para chapisco usa-se areia fina ou média.
Areia Lavada Também conhecida como “natural” é a opção mais usada em obras. Sua extração é feita do leitos de rios por meio de dragas de sucção. Após a lavagem da areia, a mesma vai para comercialização , onde será separada por granulação, sendo: fina, média e grossa.
Os tipos de areia estão divididos entre grossa e média-grossa (com grãos de diâmetro entre dois e quatro milímetros), usadas para preparar concreto, média (com grãos entre 0,42 e dois milímetro de diâmetro), usada na preparação de massa e assentamento de tijolos, e média-fina e fina (com grãos entre 0,05 e 0,42 mm), ...
A areia média com grãos entre 0,42 a 2 mm - são usadas na preparação de massa e assentamento de tijolos; A areia grossa com diâmetro entre 2 a 4 mm - usada para preparar o concreto.
Melhor Areia para Gatos: Conhecendo Alguns Destaques do Mercado
Outro ingrediente biodegradável e acessível que pode ser usado para substituir a areia de gato é a farinha de mandioca. Você pode comprar aquela mesma farinha usada para fazer farofa, pirão e muitos outros pratos típicos do Brasil mas, se você conseguir a farinha de mandioca mais grossa, o resultado será ainda melhor.