A baunilha do Cerrado, ou baunilha-banana, tem o nome científico Vanila edwalli. Nasce em belas orquídeas amarelas e tem vagens de tamanho muito superior às encontradas na África. Essas vagens podem chegar a 25 centímetros de comprimento, com uma forma de fato parecida com a de uma banana.
O plantio pode ser feito no local definitivo, abrindo covas ao lado dos suportes ou de árvores que serão usadas como suporte. O plantio também pode ser feito em vasos ou sacos para mudas, sendo feito o transplante após o enraizamento dos ramos.
Talvez ainda seja desconhecido por muitas pessoas, mas a baunilha é o fruto de uma orquídea trepadeira, nativa do México, que se adaptou bem ao clima do Brasil.
Por exemplo, as orquídeas do cerrado requerem apenas uma quantidade limitada de água para sobreviver e crescer, e é mais do que provável que experimentem problemas como podridão das raízes quando estiverem sob o excesso de água. Portanto, apenas regue sua orquídea por semana, ou equivalente a 1/4 de xícara de água.
Basta apenas amarrar a orquídea no tronco com um pedaço de arame de cobre ou um barbante. Este tipo de cultivo não requer transplante nem rega. Com uma pequena broca, faz-se dois furos na casca. Pega-se a orquídea que se deseja plantar e faz-se uma boa limpeza em suas raízes e folhas.
Na busca de orquídeas, o melhor é procurar terrenos descampados e incultos, esta última “uma condição quase essencial”. As zonas calcárias, como acontece com muitas serras, são uma boa aposta.
Como cuidar das orquídeas
Como Cuidar de Orquídeas em Vaso
Em seu ambiente natural, dentro da mata, as orquídeas costumam ficar apoiadas nas árvores, debaixo de folhas e galhos para garantir menos luminosidade. Elas também crescem em locais mais úmidos e retiram a água que precisam da umidade do ar.
As orquídeas podem se multiplicar por meio de dois mecanismos distintos, de forma sexuada ou assexuada. Esta última é a mais comumente observada no nosso cultivo doméstico.
A planta possui 2 formas de absorver nutrientes: pelas Folhas e pelas raízes. ... Como a maioria das orquideas sao epífitas, na aplicação foliar, molha-se toda a planta (raízes, bulbos e folhas). As raízes das orquídeas possuem a função principal de sustentação da planta e em segundo plano, absorção de nutrientes.
Vitamina Complexo B um dos MELHORES Substrato para florir Orquídeas.
Adubo balanceado tipo NPK é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.
É apenas uma questão de brincar com a "cabeça" da orquidea, hehehehe. Deixar ela meio variada, daí ela toma uma atitude e BROTAÇÃO NOVA, OBA!!! A Dê recomenda celar o furo com um fungicida ou pasta de canela, para cicatrizar.
A dica para fazer mudas de Phalaenopsis é cortar a haste na altura de aproximadamente 22 cm. Cauterize o corte com uma colher quente ou com um pouco de canela em pó, evitando que fungos e bactérias contaminem a planta. E nessa haste que serão gerados os novos brotos.
Então, ao cortar com uma tesoura esterilizada (basta esquentar no fogo), vai nascer uma nova haste a partir daquela gema: essa nova haste pode ser apenas uma nova florada, ou algumas folhas.