é estabelecida a relação entre a religião protestante e o crescimento econômico capitalista, já que diferentemente do catolicismo, os protestantes pregavam que lucros eram bons e que quanto mais lucro um individuo tiver, mais "proximo" de deus ele é. isso estimulou as pessoas a trabalhar mais.
Daí porque a riqueza é o sinal de nossa salvação, e consequentemente, a ética é a da produção da glória divina, a produção da prosperidade, da riqueza. No entanto, esta riqueza deve ser produzida para a Glória de Deus e não para a glória humana mundana.
❍ Por que o protestantismo, segundo weber, teria mais condições de fomentar atividades capitalistas do que o catolicismo? Weber acreditava que a dedicação ao trabalho e a busca por riqueza são um dever moral, pautado na ética de vida que, segundo ele, seria o capitalismo.
A ética protestante do trabalho, a ética calvinista do trabalho ou a ética puritana do trabalho é um conceito na teologia, sociologia, economia e história qual enfatiza que trabalho árduo, disciplina e frugalidade são um resultado de uma subscrição da pessoa para os valores expostos pela fé Protestante, particularmente ...
É importante destacar que a relação entre o protestantismo e o capitalismo nunca foi posta por Weber como uma relação de causa e efeito, ou seja, não existe a lógica do protestantismo como condição prévia para o capitalismo. ... Segundo o próprio Weber, formas de capitalismo existiram antes da própria reforma.
A Ética Protestante e O Espirito do Capitalismo é a obra mais famosa de Weber. ... Ou seja, em suas análises, ele consegue estabelecer uma relação e suas influências entre a cultura capitalista moderna e o puritanismo adotado pelas igrejas e seitas protestantes dos séculos XVI e XVII(WEBER, 2007).
Tem mais depois da publicidade ;) O calvinismo era uma forma religiosa que se adaptava a uma nova forma de vida surgida com o capitalismo, já que a riqueza era vista como fruto do trabalho. ... O calvinismo era assim uma forma de ver o mundo terreno e espiritual de acordo com as práticas capitalistas.
calvinismo
O capitalismo como religião apresenta uma ênfase no elemento cúltico. Ligado a essa concreção do culto está um segundo traço do capitalismo: a duração permanente do culto. O capitalismo é a celebração de um culto sans rêve et sans merci [sem sonho e sem piedade].
Resposta: De acordo com Calvino, a fé não era o caminho para a salvação, para ele, a fé era o sinal de que o fiel estava predestinado à salvação. Com isso, o calvinismo se afastava daquilo que Lutero havia defendido, ou seja, que a salvação somente era alcançada por meio da fé em Jesus Cristo.
Os cristãos entendem a doutrina da predestinação como a salvação que Deus planejou para os homens. Os escolhidos não possuiriam a opção de aceitar ou não a Cristo, pois Deus há de incliná-los de alguma forma, seja pelo amor ou pela dor.