As análises fitoquímicas fornecem informações relevantes da presença de metabólitos secundários nas plantas, para que assim possa chegar ao isolamento de princípios ativos importantes na produção de novos fitoterápicos.
As técnicas utilizadas no isolamento e na purificação são a cromatografia líquida e a cristalização fracionada, por exemplo. E para a determinação estrutural de constituintes naturais consistem na espectrometria no ultravioleta.
Os métodos comumente usados para a extração, isolamento e purificação dos constituintes químicos dos extratos e óleos essenciais são os métodos cromatográficos clássicos como a cromatografia de adsorção em coluna, cromatografia de partição, cromatografia de exclusão molecular, cromatografia em camada delgada; e os ...
A análise fitoquímica preliminar tem por objetivo caracterizar os componentes químicos presentes nas plantas, produtos do metabolismo secundário vegetal. ... Rotineiramente, são realizados testes com reações químicas de coloração e precipitação em tubos de ensaios e placas de toques.
Fitoquímica é, no sentido restrito da palavra, o estudo de fitoquímicos, que são compostos de natureza química, produzidos por vegetais. Frequentemente o termo é aplicado ao grande número de compostos do metabolismo secundário das plantas.
Fitoquímicos são substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças. Laranja e Amarelo: são ricos em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico, e em vitamina A, que reduz os riscos das doenças do coração. Fontes: mamão, damasco, laranja, melão amarelo, abacaxi, etc.
Os polifenóis são compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas, que têm a função de protegê-los contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.
Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose vigorosa de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas.
5 alimentos com polifenóis que deixam o seu corpo mais resistente
Os alimentos mais ricos em polifenóis são cravo-da-índia, anis estrelado, cacau em pó, orégano seco, chocolate amargo, farinha de linhaça, castanha, mirtilo, alcachofra, café, morango, amora preta, ameixa, chá preto, chá verde, maçã, vinho tinto, iogurte de soja, azeitonas pretas, espinafre, nozes, feijões pretos, ...
Benefícios dos polifenóis para a saúde
Significado de polifenol [Química] Substância que possui várias funções fenol. Etimologia (origem da palavra polifenol).
Os polifenóis são compostos presentes no vinho que possuem propriedades anticancerígena, anti-inflamatórias e antioxidante. ... Ou seja, resveratrol nada mais é que um tipo de polifenol. É o resveratrol que está presente no vinho que faz bem à saúde.
E ainda alguns alimentos como o gérmen de trigo. Dentre os alimentos de origem vegetal in natura e processados, cerca de 30% contém lectinas ativas, mas em quantidades que não representam grande perigo....As principais fontes de lectina são:
Os polifenóis são uma ampla classe de antioxidantes à base de plantas. Os antioxidantes, por sua vez, são compostos químicos que neutralizam e desestabilizam substâncias nocivas no organismo, conhecidas como radicais livres.
“O mirtilo vem sendo reconhecido como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Em torno de duas colheres de sopa por dia já supriria esta necessidade antioxidante diária do organismo. Ele pode ser consumido fruta por fruta e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas”.
Aqui estão 7 maneiras simples de consumir mais blueberries neste verão:
mirtilo
blueberry
Essa frutinha azul é conhecida, aqui no Brasil como Mirtilo, mas nos Estados Unidos é chamada de Blueberry, ou seja, “cereja azul”, tem conquistado seu espaço quando se trata de saúde.