Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. ... Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.
A alusão é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de uma referência ou citação a um fato ou pessoa (real ou fictícia), necessariamente conhecido pelo interlocutor.
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
Nesse caso, pode-se dizer que a intertextualidade assume a função de não só persuadir o receptor como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte (pintura, escultura, literatura etc). Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. ...
Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura. ... Intertextualidade: refere-se às relações discursivas entre diferentes textos.
A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). ... Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte.
As Relações Intertextuais Mais Comuns 1 – Intertextualidade Estrutural – Consiste no emprego de modelos preexistentes para a produção de textos. ... 3 – Intertextualidade referencial – Consiste na citação de outros textos ou alusão a eles.
Como vocês perceberam, a estilização, portanto, é um tipo especial de paráfrase. Nela a concordância com o texto original se dá em linhas mais gerais, no campo das idéias, mas a forma de expressão dessas idéias é tão particularizada que dizemos que ela há um “estilo” próprio.
Epígrafe: Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Trata-se de um registro escrito introdutório que possui a capacidade de sintetizar a filosofia do escritor. Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto.
Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.
Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.
Pastiche é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc. Não tem, contudo, função de satirizar, criticar a obra de origem, diferindo, assim, da paródia.
A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.
A paródia é a deformação de um texto preexistente. ... O pastiche é a imitação criativa de um texto preexistente. 4. O plágio é a imitação ilegítima de um texto preexistente.
O conceito de interdiscursividade alinha-se à concepção de que os discursos se relacionam a outros discursos. Um discurso traz, em sua constituição, outros discursos, é tecido por eles, seja pelos já ditos, em um dado lugar e momento histórico, seja por aqueles a serem ainda produzidos.
Isso significa que alguém, ao escrever seu texto, estabelece, propositadamente, uma ponte, um elo, com um texto anterior, que chamamos de texto matriz. Esta relação pode ser harmônica (o texto derivado e o matriz têm ideologias semelhantes) ou desarmônica (o texto derivado diverge do texto matriz).
Intertextualidade: Alusão Alusão é quando um texto faz referência a uma determinada obra, personagem ou situação que já foram retratadas em outros textos.
12 sinônimos de alusão para 2 sentidos da palavra alusão: Referência indireta e vaga: 1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.
1 menção, alusão, citação, comentário, nota, insinuação, sugestão, reportação, indireta. Exemplo: Não li nenhuma referência à sua colaboração neste livro. Orientação: 2 orientação, noção, padrão, modelo, parâmetro, direção, rumo, guia, instrução, diretriz.