A longo prazo, a elevação do emprego e renda virão da agricultura irrigada e da indústria, que serão consequências da transposição. Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoas das cidades, através de sistemas de abastecimento urbano já implantados, em implantação ou em planejamento pelas autoridades locais.
Pontos positivos da transposição do Rio São Francisco
A segurança hídrica para a região semiárida brasileira é, sem dúvida, o maior dos proveitos. O aumento do abastecimento das áreas secas culminaria na elevação da produção de alimentos, queda da mortalidade de rebanhos e, portanto, favoreceria diretamente a produtividade e vida no campo.
As obras têm como objetivo levar as águas do "Velho Chico" para o sertão nordestino e atenuar os efeitos da seca. O eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado no início de março, levando as águas do “Velho Chico” para o agreste de Pernambuco e para a Paraíba.
A polêmica, de forma objetiva consiste na oposição vem de especialistas em recursos hídricos, ambientalistas, dos próprios comitês das bacias e de comunidades locais quanto à extensão da obra, uma construção de 720 quilômetros de canais, que custará R$ 6,5 bilhões para a obra ao longo de 20 anos, na tentativa de levar ...
A crítica: Águas poluídas serão levadas aos açudes. Além disso, há risco de salinização e erosão dos rios receptores e também de interferência nos ecossistemas aquáticos e terrestres. A maioria dos açudes da região é subutilizada porque a população teme a escassez nos períodos de seca.
Entre as perguntas levantadas por eles, estão a vazão do rio e sua capacidade efetiva de abastecer outros rios; o custo final da água; o real uso futuro, se industrial ou humano; o impacto ambiental; e o alto custo do projeto. ...
Resposta. Resposta: A transposição do rio São Francisco foi bastante interessante pois levou água à populações onde a água era escassa .
O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.
Oceano Atlântico
Petrolina