Veja o que pode acontecer se você não quitar a dívida do FIES: Negativação do nome: o não pagamento da dívida implica na inclusão do CPF no cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, o que impossibilita o acesso ao crédito e compras a prazo.
Para entrar na fiança solidária, o aluno deve formar um grupo de 3 a 5 estudantes que participem do FIES e sejam da mesma instituição de ensino e campus (o curso não precisa ser o mesmo). A fiança solidária funciona assim: os integrantes do grupo se tornam fiadores entre si.
O fiador Fies é a pessoa responsável pela fiança de seu financiamento, caso o próprio contratante não possa pagar a dívida.
Antes de liberar o dinheiro, o serviço de habitação da Caixa faz uma análise de crédito para comprovar que você tem condições de pagar as parcelas do financiamento imobiliário que pediu. ... Então, quem tem o orçamento pequeno e escolheu um imóvel caro dificilmente conseguirá a aprovação.
Tenha um bom valor de entrada Independentemente de o imóvel ser novo ou usado, você provavelmente vai bater no teto de financiamento, que chega no máximo em 90%. Isso significa que você deve ter, no mínimo, 10% do valor do imóvel para que seu financiamento seja aprovado.
Além do “nome sujo”, problemas com a Receita Federal e o INSS também podem levar a pessoa a ser recusada no financiamento da Caixa. Atraso na declaração de Imposto de Renda (IR) e dívidas de pagamento do Seguro Social são exemplos que resultam na não aprovação.
Se você já teve nome sujo, bancos podem negar crédito para o resto da vida. ... Pode ser um financiamento de casa própria ou um simples cartão de crédito. Os serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não podem deixar seu nome sujo por mais de cinco anos.
Mas afinal o que é um bom score?
médio: de 550 a 624; bom: de 625 a 699; muito bom: de 700 a 799; excelente ou alto: de 800 a 1000.