As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.
As bactérias são os seres mais antigos da Terra e estão presentes em quase todos os lugares – ar, água, solo, ar, poeira e até em vulcões; e por isso são consideradas os seres vivos mais abundantes do planeta.
podemos encontrar as bactérias em todos os lugares. No ar ,no solo ,na água até mesmo em nosso corpo em todas as nossas cavidades e em vulcões .
Os fungos incluem leveduras, mofo e bolor. Esporos de fungos podem sobreviver décadas e possivelmente séculos no solo. Na roupa, os fungos podem durar vários meses. Mofo e bolor morrem sem água dentro de 24 a 48 horas; no entanto, os esporos são muito mais duráveis.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.
-As quimioautotróficas obtêm energia pela oxidação de compostos químicos; -As heterotróficas dependem duma fonte orgânica de carbono. -As litotróficas usam compostos inorgânicos, como água, sulfureto de hidrogênio ou amônia; -As organotróficas usam compostos orgânicos, como açúcares ou ácidos orgânicos.
uanto mais evoluído mais complexo o organismo. e justamente por ser mais evoluído o homem tem seu sistema reprodutivo evoluído. só que bactérias se reproduzem com facilidade, mas em compensação outros sistemas são bem menos apurados.
Elas podem ser encontradas em oceanos profundos ou em pântanos. Essas espécies podem viver ainda em intestinos de animais ruminantes, como os bovinos, as girafas, os caprinos, os camelos, os ovinos, as lhamas e os veados. Essa classe do reino archea é capaz ainda de produzir o gás metano.
Resposta: a região nucleoide, que é a região central desse tipo de ser vivo, que não possui núcleo. A organização celular desses seres vivos é bastante simples, possuem membrana celular, ribossomos, citoplasmas e só, não há núcleo celular, nem organelas, apenas material genético, proteínas, ribossomos e citoplasma.
Vivem geralmente em regiões profundas dos oceanos, em áreas de pântanos e também no sistema digestório dos animais ruminantes (atuam na digestão da celulose). Estas bactérias habitam áreas aquáticas com elevada concentração de sal.
-aeróbicas - necessitam de oxigênio para realizar a respiração celular; -anaeróbicas - não necessitam de oxigênio para realizar a respiração celular; Quando dizemos que uma bactéria é anaeróbica obrigatória, queremos dizer que em função da sobrevivência dessa bactéria, o ambiente em que ela vive deve não ter oxigênio.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).