Levando-se em conta que até hoje ninguém verificou efeitos ruins na retirada do apêndice, a resposta provavelmente é não – a medicina moderna já se encarregou de recompor a flora intestinal. Mas a estrutura continuará tendo função enquanto houver por aí sociedades carentes de saneamento básico e atendimento médico.
Após uma cirurgia ao abdômen é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz.
Dormir de lado ou de barriga para cima A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.
- Ficar em repouso nas primeiras 24 horas, com a cabeça sempre mais alta do que o corpo. Ao dormir você pode usar dois travesseiros. - Fazer compressas geladas nas primeiras horas após a extração. O ideal é proteger a pele com vaselina ou uma toalha, por 20 minutos alternados com períodos iguais sem a compressa.
Gelo, muito gelo Compressas com gelo podem ser ótimas alternativas para aliviar a dor e o inchaço na região. O recomendado é fazer uma a cada meia hora. Identifique sua necessidade e alterne esse tempo se for preciso. A partir do segundo dia a compressa morna pode ser mais agradável.
A dor dependerá da complexidade da cirurgia e de como foi realizada. De forma geral, deve ser mais forte nos primeiros três dias, mas passível de controle com analgésico. Após isso, pode haver dor por até 7 a 15 dias.
Após a cirurgia, é normal que o paciente sinta dor. Esse desconforto ocorre devido a um processo inflamatório que se instala logo depois da extração e, de acordo com o dentista, isso é fisiologicamente comum.