As teorias do comportamento do consumidor buscam compreender a geração de valores para o consumidor, procurando identificar os fatores que resultam nas escolhas do consumidor. Esta teoria aborda a relação custo-benefício.
Analisar o comportamento do consumidor é essencial para qualquer tipo de negócio, pois permite focar melhor os esforços onde realmente é necessário e obter os resultados desejados pela empresa. Entendendo o comportamento do consumidor, a empresa vai oferecer aos seus clientes os melhores produtos e serviços.
Os resultados indicam que as compras por impulso estão associadas à busca persistente por autogratificação e ao desejo de vivenciar sensações positivas. ... Ao mesmo tempo, em situações de tensão, estresse, mau humor e tristeza, as compras por impulso funcionam como alívio ou compensação.
É simples: as áreas que recebem mais consumidores devem ser organizadas dispondo os produtos que você deseja vender mais rapidamente, ou que são mais rentáveis. Dessa forma, as chances de o cliente se encantar por um deles e comprar por impulso são muito maiores.
Como evitar as compras por impulso?
Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
4 dicas para ser menos consumista e economizar dinheiro sempre
Para o senso comum, ser consumista é ceder aos impulsos de compra de coisas que não necessariamente precisamos. Tipo ter dez sandálias e dez calças jeans. É comprar muito além do necessário. Em alguns casos, levando a pessoa a se endividar além da conta.
O minimalismo é uma vertente de consumo sustentável, impulsionada pela preocupação com o meio ambiente – no que diz respeito a reduzir o uso irracional de recursos naturais e a diminuir a produção de resíduos e a emissão de gases poluentes na atmosfera, com a sociedade, pois desestimula a compra de produtos fabricados ...
Ao final da pesquisa concluiu-se que a adoção dos hábitos minimalistas gera uma repercussão bastante positiva em relação ao consumo de roupas e artigos de moda, possibilitando a transformação da indústria de produção, além do modelo de mercado atual, de modo a reconquistar a principal essência da moda: a expressão ...
Dicas para evitar compras desnecessárias
O comprador compulsivo ocupa muitas horas semanais rodando as vitrines das lojas, pagando por produtos que não vai usar ou, no mínimo, pensando freneticamente no prazer da obtenção de bens. E, nessa rotina, não encontra uma forma de parar de comprar.
A principal característica que difere o comprar por necessidade e o comprar compulsivo é a desvinculação entre o que se compra e o que é necessário. Muitas pessoas denominam esse comportamento como Consumismo. Outras chegam a falar em um transtorno específico da compulsão por comprar, chamado Oniomania.
Oniomania é a denominação do distúrbio para o ato da compra compulsiva. A pessoa compra, por impulso, sem estar precisando daquele produto, para compensar angústia e diminuir o desconforto físico e psicológico.
Para o senso comum, ser consumista é ceder aos impulsos de compra de coisas que não necessariamente precisamos. Tipo ter dez sandálias e dez calças jeans. É comprar muito além do necessário. Em alguns casos, levando a pessoa a se endividar além da conta.
O que é Consumo Consciente? O consumidor consciente pode ser entendido como a pessoa que analisa as melhores escolhas ao se comprar um produto, ou até mesmo ao adquirir um serviço. Esse perfil de usuário se destaca cada vez mais no país.
Quem tem o transtorno sente-se eufórico na hora de comprar, mas não sente prazer algum depois da compra quando vê o que adquiriu. Por outro lado, a pessoa consumista compra algo que deseja, sente-se feliz e mostra suas aquisições. O comprador compulsivo (ou oniomaníaco) sofre com a compra feita.
Pesquisa contraria senso comum e diz que homens são mais consumistas. Uma pesquisa revelou que 42% dos homens são mais propensos que as mulheres a fazer compras na loja. Além disso, 31% dos consumidores do sexo masculino estão mais propensos a pagar o preço total dos produtos em vez de negociar descontos.