O diagrama de Moody é a representação gráfica em escala duplamente logarítmica do fator de atrito em função do número de Reynolds e a rugosidade relativa de uma tubulação. ... , onde k é o valor da rugosidade absoluta, ou seja, o comprimento (habitualmente em milímetros) da rugosidade diretamente medível na tubulação.
A rugosidade é a responsável pelo atrito ou a resistência a passagem do fluido pela tubulação que conduz a água até os pontos de consumo. ... Na plataforma QiBuilder tal coeficiente de rugosidade é utilizado para o cálculo da perda de carga nas tubulações e conexões em termos de comprimento equivalente de tubo.
A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco subregiões (le) e calculando um linha média para o perfil, para a qual a área dos picos acima e abaixo da linha é igual.
Rugosidade é uma medida das variações do relevo que pode ser dada de uma superfície. Representa um dos estados de superfície devendo estar indicada em desenho técnico (ISO 1302). Os valores de rugosidade média (Ra) em função da operação ou processo de fabrico constam em diversas tabelas, variando entre 0.
Comprimento equivalente (Leq) é o comprimento de tubo que apresentaria perda de carga igual a do acessório em questão. Como exemplo, a perda de carga de uma válvula globo de 2“ totalmente aberta equivale a aproximadamente à perda de carga em 16 m de tubulação reta (dado obtido de tabela de comprimentos equivalentes).
DOS COMPRIMENTOS EQUIVALENTES /D = α/D + β, foi calculada a média aritmética para a faixa de diâmetros indicada, e apresentada na tabela 1.
Existem dois tipos de perdas de carga: as distribuídas e as localizadas....
Mas antes de apresentar essa ferramenta, vou falar um pouco sobre suas aplicações e a importância do dimensionamento correto de sistemas de bombeamento de água. ... De uma forma simples e bem sucinta, a perda de carga é a perda de energia da água ao longo da tubulação, medida popularmente em metros de coluna de água (mca).
Quanto maior o diâmetro, menor a perda de carga. O diâmetro é inversamente proporcional à perda de carga. Quanto maior a velocidade do fluido, maior a perda de carga. A rugosidade depende do material do tubo.
Pela equação de Bernoulli, quanto maior a pressão, menor será a velocidade. Pela equação da continuidade, quanto maior o diâmetro, menor a velocidade e maior a pressão, mas uma pressão maior não teria que gerar uma velocidade maior? ... O que gera velocidade não é a pressão, é a diferença de pressão.
Perceba que, quando a altura é h = 0, a pressão exercida na superfície do líquido é a própria pressão atmosférica, assim temos: P = Patm. Compartilhe!