A regra de três simples e composta é a proporção entre duas ou mais grandezas, que podem ser velocidades, tempos, áreas, distâncias, cumprimentos, entre outros. É o método para determinar o valor de uma incógnita quando são apresentados duas ou mais razões, sejam elas diretamente ou inversamente proporcionais.
Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. O volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, são alguns exemplos de grandezas.
PROPORCIONALIDADE INVERSA Dizemos que duas grandezas X e Y são proporcionais quando podemos escrever a relação entre elas na forma Y=K.X, onde Y e X são chamadas de variáveis (pois os valores que assumem variam) e K é chamada constante (pois assume um único valor).
As grandezas são ditas como inversamente proporcionais quando uma delas aumenta e a outra necessariamente diminui, ou o oposto. O mesmo ocorre com os números separadamente.
Um dos objetivos principais do estudo das funções é a de fundamentar matematicamente todos os processos que envolvam relações de proporcionalidade direta (gráficos lineares), ou relações em que uma grandeza é proporcional ao quadrado de outra (gráficos com a forma de uma parábola).