Literatura informativa: É um segmento do Quinhentismo, que é a dominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI. Nesta época,Pero Vaz de caminha escreveu o primeiro texto em nosso país uma carta.
A literatura informativa surgiu no Brasil no século XVI, mais precisamente no ano de 1500 com o descobrimento do país por Portugal. ... Este tipo de literatura possui caráter informativo, preocupando-se em descrever claramente a nova terra, sua fauna e flora, riquezas, habitantes e seus costumes.
A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
As obras mais relevantes do Quinhentismo são, entre outras, a “Carta” (Pero Vaz de Caminha), “Duas Viagens ao Brasil” (Hans Staden), poemas, peças de teatro e "Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil" (Padre José de Anchieta), além de escritos e cartas do Padre Manuel da Nóbrega.
As primeiras manifestações literárias no Brasil surgiu em 1500 , o quinhentismo , eram " obras informativas " serviam apenas para informar ao Rei de Portugal ou aos outros navegantes e exploradores onde possuíam riquezas . ... Depois temos a literatura dos jesuítas que era uma literatura de evangelização .
As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: Escolha uma: ... Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas) c.
A ideologia mercantilista e religiosa européia vai se traduzir em duas vertentes literárias do quinhentismo brasileiro: a literatura informativa (relatos dos viajantes, enfocando as riquezas materiais da colônia), e a literatura dos jesuítas, voltada para o trabalho de catequese.