Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. ... O antigo assim participa da ambiguidade de conceitos oscilando entre a sabedoria e a senilidade.
Significado de Moderno adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual.
substantivo feminino Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações. Transmissão ou recepção dessas mensagens: comunicação empresarial.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Porque o ser humano tem a tendência de achar que tudo o que é "moderno" traz mais facilidade e flexibilidade para resolver os problemas do dia a dia. Ainda, vale destacar que a ideia de "moderno" também se encaixa no pensamento sobre as novas tecnologias.
Duas noções fundamentais estão diretamente relacionadas ao moderno: a ideia de progresso, que faz com que o novo seja considerado melhor ou mais avançado do que o antigo; e a valorização do individuo, ou da subjetividade, como lugar da certeza e da verdade, e origem dos valores, em oposição à tradição, isto é, ao saber ...
O individualismo era um valor que havia se constituído no interior do humanismo renascentista e tinha um sentido diferente do que entendemos hoje. Os intelectuais humanistas cultuavam e valorizavam o individualismo porque, para eles, tal conceito tinha estreita relação com a idéia de autonomia.
O humanismo surgiu como uma oposição à escolástica, focando nos estudos das humanidades, como línguas, história, direito e artes. Foi nesse cenário de uma renovação e oposição à filosofia principal da igreja que ocorreu a reforma protestante.
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.