A emissão de poluentes (SOx – Óxido de enxofre, NOx – Óxido de Nitrogênio e MP – material particulado) em função do forno de fusão do vidro, alto consumo de energia elétrica (devido a alta temperatura necessária para a fusão do da matéria-prima no produto final) e exploração de recurso natural não-renovável (sílica que ...
Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite residuos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc.
A importância da reciclagem de vidro A reciclagem de vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro, ou compramos vidro reciclado, estamos contribuindo com o meio ambiente. Esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).
Como reciclar vidro
O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. É uma verdadeira economia de energia e matéria-prima.
O vidro precisa de quatro mil anos para se decompor e, para produzi-lo, são necessários 1,3 mil quilos de areia, porém, ele é 100% reciclável. ... Na reciclagem de garrafas de vidro, se estiverem inteiras, elas devem ser lavadas. Se estiverem quebradas, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-las.
13,5 g