Existem mais de 150 variedades de figos, com cores que vão do branco ao verde, marrom, vermelho, roxo e até o preto. A casca é fina e delicada e a polpa rosa ou vermelha, cheia de minúsculos grãos. Figo, fruta nativa da região mediterrânea, é cultivado no Sul e Sudeste do Brasil.
Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos. Então cada flor produz um fruto único, com uma só semente de casca dura, chamado aquênio, e o figo é composto de muitos aquênios, que são o que lhe confere seu caráter crocante.
Benefícios do Figo Para uma Pele Brilhante: O Figo é rico em antioxidantes e fibras dietéticas que o tornam um excelente laxante natural para o corpo, além de ajuda a liberar toxinas e resíduos do corpo para evitar problemas de pele, como acne e psoríase, e dá-lhe uma pele saudável e brilhante.
O chá de folhas de figueiras é um ótimo remédio para tratar a asma, bronquite e outras doenças respiratórias. O figo é uma importante fonte de potássio, mineral eficaz na redução e controle da pressão arterial, por isso é recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão.
VALOR NUTRICIONAL DO FIGO O figo maduro ao natural tem em média cerca de 40 kcal, 1 g de proteína, 0,2 g de lipídios, 10,2 de carboidratos, 1,8 g de fibras.
No entanto, 100 grama dessa fruta proporciona 10,2 gramas de carboidratos e 41 calorias e, por isso, o seu consumo em excesso pode favorecer o ganho de peso. Como consumir: A quantidade ideal de figo a ser consumida é de 2 unidades médias, sendo recomendado que se coma in natura e não seco.
Figo em Calda – Benefícios para a Saúde
Remova a água quente da panela e deixe os figos esfriarem. Repita esse passo mais 2 vezes. O objetivo de três fervuras é remover o leite amargo do figo.
Coma-os inteiros. Figos possuem um sabor adocicado e podem ser degustados sem acompanhamentos. A casca do figo é comestível. Por causa disso, você não precisará descascar a fruta antes de comê-la.
Benefícios do figo da Índia
O figo da Índia prefere áreas com bastante sol e solos bem drenados, já que não precisa de tanta água para se manter. Durante meses muito secos, o melhor é regar a planta com mais frequência, mas depois de crescida e estabilizada, isso não será mais tão necessário.
Estima-se que o consumo da planta tenha começado há mais de nove mil anos. Para comê-lo basta parti-lo ao meio (atenção aos espinhos nas mãos) e, como se fosse um iogurte, com uma colher, comer o recheio. Também se pode usar o seu interior para fazer doces ou compotas.
Para fazer o suco, apenas bati a polpa de 8 frutos com 300ml de água gelada, peneirei-o para retirar as sementes, e servi em copos com um fundinho de açúcar baunilhado* e gelo. O suco ficou muito refrescante, com uma cor irresistível e um sabor com toques de laranja e cenoura.
Coloque as folhas em uma bacia de água limpa e fresca, deixando de molho por alguns minutos.
Colheita e utilização Quando colher: Os frutos colhem-se com luvas ou ferramentas especiais desde o final do verão até ao princípio do outono efetuando uma pequena torção. Depois da floração, demora 110-150 dias para o amadurecimento do fruto. Produção: 10-15 t/hectare/ano; uma planta pode produzir 350-400 frutos.
Saiba mais sobre o figo-da-índia, também conhecido como palma.
A manga é considerada a fruta nacional do Paquistão, da Índia e das Filipinas. É também a árvore nacional de Bangladesh.
Pesquisas indicam que o fruto da palma é considerado antidiarreico, antidisentérico, antiasmático e béquico, diurético, cardiotônico, antiinflamatório da bexiga e da uretra, aliviando o ardor causado pela cistite e uretite.
A fruta de palma – Opuntia ficus-indica (L.) ... Conhecida ainda pelos nomes de figo-da-índia e tuna, ela pode ser consumida in natura ou utilizada na preparação de receitas como sucos, geleias, compotas e licores destilados.
Atacadistas