As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Quais as DSTs mais comuns?
As pequenas bolinhas no corpo, que afetam adultos ou crianças, geralmente não indicam nenhuma doença grave, embora possa ser muito incômodo, e as principais causas desse sintoma são a queratose pilar, espinhas, foliculite e a alergia na pele.
Como tratar?
Quase sempre a disidrose involui em uma a três semanas, mas pode se tornar crônica. A disidrose predomina na faixa entre os 20 e 40 anos de idade e acomete ambos os sexos. É mais comum nos meses quentes e se associa com frequência à hiperidrose. Fatores emocionais podem agravá-la ou até mesmo desencadeá-la.
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
Compressas frias podem ser colocadas na bolha, caso ela esteja dolorida. Apesar disso, isso não pode ser feito imediatamente após a lesão. Além disso, o gelo não deve ser colocado diretamente sobre a pele, para não haver o risco de uma queimadura fria.
Posso furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.