A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda empresa que quer se manter no mercado.
Podemos definir gestão da qualidade como um sistema que auxilia aos gestores a avaliação completa das necessidades dos consumidores. É algo fundamental para que qualquer negócio mantenha o foco no cliente e crie tenha um planejamento estratégico assertivo, direcionado para atender as necessidades das pessoas.
As 4 Eras das Qualidade:
Qual é a principal característica presente na Primeira Era da Qualidade? a. A abordagem por processos. ... A utilização de Inspeção em 100% dos produtos no final do processo produtivo.
Quais são as principais características da gestão da qualidade em alimentos? As principais características da gestão de qualidade é a segurança alimentar e os padrões de qualidade na apresentação do produto.
O controle de qualidade é o termo que se refere ao sistema utilizado para medir o a qualidade de produtos e serviços de acordo com análises e parâmetros técnicos. Estas medidas são quantificadas de acordo com a ausência de defeitos em um produto final.
Resposta: Na Primeira Era da Qualidade a inspeção era realizada em 100% dos produtos e já na Segunda Era da Qualidade a inspeção é realizada por amostragem.
A evolução da Qualidade foi generalizada em nível mundial, por todos os tipos de negócios e segmentos, tipos e tamanhos de organização, produtos e serviços. Essa evolução ou foi conseqüência da mudança ocorrida nas teorias administrativas e no avanço de todos campos do conhecimento humano.
Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.
A gestão de qualidade se baseia nos seguintes fatos históricos:
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos, mas anteriormente o termo utilizado era “Controle de Processos”. ... Após isso, surgiu o Controle da Qualidade, no início do século XX por Frederick Taylor e Ford.
As sete ferramentas da qualidade são:
Nos Estados Unidos, a gestão da qualidade se consolidou em 1945, ano em que surgiu a primeira associação de profissionais da área. A partir de 1950, a qualidade foi se tornando cada vez mais essencial para as empresa.
A ISO 9000 é a norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário, capaz de orientar ou certificar o sistema, mas mostra também à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados e as suas vantagens para a gestão da qualidade.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
5 - Ferramentas de análise de processo