pergunta:As reformas pombalinas propuseram, em relação ao Brasil, a) a expulsão dos mercenários e o afrouxamento das práticas mercantilistas.
Resposta. Resposta: O Marquês de Pombal favoreceu o aumento do fluxo de escravizados para o Brasil, então colônia portuguesa, como uma forma de garantir o crescimento econômico da colônia, o que beneficiaria Portugal.
Pelo Alvará de 5 de abril de 1771, Pombal transfere a administração e a direção do ensino para a Real Mesa Censória, órgão criado em abril de 1768, com a qual pretendia efetivar a emancipação do controle absoluto dos jesuítas no ensino, passando, então, ao controle do Estado.
O ministro defendia o absolutismo como forma de governo, isto é, todos os poderes concentrados nas mãos do rei. Pombal ficou conhecido também pelo grande impulso que deu à educação em seu país: isso fazia parte de seu plano de atualizar Portugal em relação ao restante da Europa.
8 de maio de 1782
Resposta: marquês de pombal foi um diplomata estadista português e também foi o secretario de estados do reino de d. ele nasceu em lisboa portugal em 13 de maio de 1699 e reformou a instituição do estado.
A orientação adotada era de formar o perfeito nobre, facilitar os estudos para que todos se interessassem por cursos superiores, propiciar o aprimoramento da língua portuguesa, diversificar o conteúdo, incluir a natureza científica e torná-los mais práticos.
Na colônia do Brasil, onde os jesuítas tinham colégios (missões), Pombal os acusou de apoiar os indígenas na resistência contra Portugal. ... Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores.
1759
Nesse período da história brasileira, o idioma mais comum existente aqui era a Língua Geral, que mesclava elementos do português com idiomas nativos. Além disso, os jesuítas tiveram um importante papel educacional no Brasil, pois, além da catequese aos nativos, eles educavam os filhos dos colonos.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta. Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas.