16. Não são marcas linguísticas que constroem a poeticidade do texto: a) as escolhas lexicais e os arranjos sintáticos, que indicam uma elaboração linguística preocupada em revelar esteticamente as emoções do narrador.
Marcas da oralidade é a transcrição do falar cotidiano das pessoas na escrita. Nesse caso, o autor quando escreve uma crônica, por exemplo, vai transcrever um diálogo não de forma culta, mas sim da maneira como as pessoas falam. As gírias fazem parte das marcas da oralidade.
Oralidade é a prática de uso da língua natural por meio da produção sonora, em diversos gêneros de texto orais, nos mais diferentes contextos e níveis de formalidade.
A oralidade tem uma marcação muito pontual. Ela utiliza de gírias, abreviações, erros de concordância, prosódias e expressões desprestigiadas. Com o advento da internet, até mesmo uma forma de escrita angariou as características da oralidade.
De modo geral, as características próprias à fala e à escrita são descritas/prescritas por essa visão da seguinte maneira: FALA = contextual, implícita, redundante, não planejada, imprecisa, não normatizada. ESCRITA = descontextualizada, explícita, condensada, planejada, precisa, normatizada.
A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais de nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pen- samentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibili- dades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
A importância da oralidade e a escrita é que deve-se a formação de um ser capacitado e inteligente, aprendendo a utilizar a coerência desde o momento que leva um assunto simples a sério, mas que pode de alguma forma possuir influência na futura vida profissional de muitos.
Em um ambiente propício as crianças terão a possibilidade de discutir, falar, manifestar-se livremente. Um dos principais objetivos de se trabalhar a oralidade é desenvolver nas crianças as capacidades linguísticas, falando e escutando.
O desenvolvimento da oralidade é importante para a formação de crianças bem comunicativas e mais extrovertidas. ... Dessa forma, as crianças vão pegando gosto pela comunicação e desenvolvendo cada vez mais o aspecto da oralidade ou fala no cotidiano escolar.
Esse conjunto de atividades orais desempenha um papel fundamental na interface leitura/escrita e, além de ser uma fonte de prazer e ludicidade, é também um excelente meio de interação entre as crianças, de trabalho colaborativo e de construção de valores.
A tradição oral tem a função de preservar histórias, de garantir às novas gerações indígenas ou afro-brasileiras o conhecimento de seus antepassados. Para muitos grupos a oralidade é a única forma de resgatar e preservar sua ancestralidade. ... A cada ano a preservação pelas novas gerações tem se tornado um desafio maior.
Precisa-se ampliar o desenvolvimento da oralidade, da percepção do mundo a sua volta, da compreensão e da representação de informações. Para isso, pode-se fazer uso de signos matemáticos, manifestações artísticas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)".
– Fique sempre na mesma altura da criança quando for falar com ela. – Propicie situações em que ela precise expressar-se como contar seu final de semana, falar do seu animal de estimação, etc… – Use palavras simples e frases curtas. – Fale sempre corretamente, sem usar diminutivos.
Dê repertório de palavras para a criança, nomeando objetos, ações e situações a sua volta. Use boa fala que seja clara e simples para seu filho utilizar como modelo. O que evitar: Ambientes muito rígidos e sem espaço para a criança se expressar podem influenciar negativamente o desenvolvimento da fala.
Nos primeiros anos de vida a criança apresenta a fase pré-verbal no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. O choro, o riso, o balbucio são uma das primeiras formas que a criança demonstra para solucionar problemas práticos, mesmo antes de dominar a linguagem.
BNCC da Educação Infantil: como desenvolver práticas de linguagem
Práticas para a estimular a aprendizagem da fala
A seguir, listamos algumas dicas que você pode adaptar sem muito trabalho ao seu cotidiano:
Desenvolvimento infantil: 7 dicas para você estimular o seu filho
Como estimular o bebê
Para estimular a fala das crianças, os pais e os professores podem seguir algumas dicas: