São eles:
Serviços públicos não são prestados exclusivamente pela administração pública. De maneira geral, a prestação indireta desses serviços se dá por meio de três dispositivos legais: pela concessão, permissão ou autorização do poder público.
Os serviços públicos, propriamente ditos, são aqueles prestados diretamente à comunidade pela Administração depois de definida a sua essencialidade e necessidade. ... Assim, pode se dizer que o serviço público corresponde a uma atividade de interesse público que visa atender as necessidades coletivas.
A CRFB/88, em seu art 175, admite duas formas de delegação de serviço público: a concessão e a permissão. Este principal artigo sobre o tema não prevê a figura da autorização de serviço público, o que gera dúvidas quanto à sua manutenção como vínculo de delegação de serviço público na atual ordem constitucional.
O serviço público constitui atividade prestacional, assumindo o Estado o dever de garantir a oferta de certas materialidades em favor da coletividade. ... As especificidades das atividades usualmente conduzem à descentralização na prestação dos serviços públicos.
Os bens públicos pertencem a todos, assim como os serviços públicos são financiados por toda a população e prestados pelo Governo para benefício de todos. Os bens privados pertencem a uma pessoa e o serviço privado é aquele prestado por um particular, ou seja, não possui a participação do Governo.
Serviços públicos privativos são aqueles já enumerados pela Constituição como sendo competentes para sua prestação, diretamente ou mediante delegação aos particulares (concessão, permissão ou autorização), a União, o Estado-membro ou o Município.
Denomina-se iniciativa privada o conjunto de atividades e organizações constituídas sem participação do setor público. Um estudo feito em 2013 pela Corporação Financeira Internacional (parte do Banco Mundial), identificou que 90 porcento dos trabalhos em países em desenvolvimento são do setor privado. ...
Funcionários de empresas privadas são os que recebem o menor salário no mercado. SÃO PAULO – Os trabalhadores de entidades empresariais recebem salários quase 60% menores, quando comparados com funcionários públicos e empregados de entidades sem fins lucrativos.
O setor privado é o conjunto da atividade econômica que não está controlada pelo estado. ... Em qualquer caso, o principal objetivo do setor privado é o benefício econômico através dos produtos ou serviços que tenta comercializar dentro de um mercado que compete com outras empresas.
O relacionamento entre o setor público e o privado é bastante simples. ... Por isso, não há o risco de variações na demanda pelo serviço, ao contrário do que ocorre, por exemplo, em uma concessão de serviço público, em que a empresa privada obtém sua remuneração de tarifas cobradas dos usuários.