Para fins de padronização, as informações das tabelas correspondentes a "Traço", "Não Analisado", “Não Disponível” e “Asteriscos (*)” foram consideradas iguais à zero (0) nas analises químicas. Entretanto, representaram os dados de quantificação de lacunas e ausências de informações nutricionais, por alimento.
Para o cálculo do valor energético, são usados fatores de conversão para carboidratos, gorduras e proteínas:
O valor diário recomendado é de 2.
Por isso, o consumo na medida certa de gorduras é essencial. Uma pessoa que consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta.
Publicado em: Revisado em: Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo.
Por que o corpo precisa de gordura? Gorduras são provedores de energia. Elas fornecem aproximadamente 9 calorias por grama, um valor calórico alto, 2 x mais do que proteínas e carboidratos (os outros 2 macronutrientes essenciais para o corpo humano).
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.
– Mastigue bem. – Mastigar é o processo físico de quebrar o alimento em fragmentos menores. Mastigação completa mistura bem os alimentos com a saliva, que umedece as partículas de alimento e fornece as enzimas, como a amilase e a lipase, necessárias para a digestão da gordura.
A digestão de quase todos os lípidos (lipólise) inicia-se no intestino delgado, com exceção da gordura da manteiga, que é digerida no estômago pela tributirase. ... A lípase pancreática é responsável pela digestão dos triglicerídeos, levando à obtenção de monoglicerídeos, ácidos gordos livres e glicerol.
A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).
Emulsionar gordura é simplesmente, transforma-la em gotículas. Os lipídios passam pela boca e pelo estômago sem ser digeridos. Ai chegam ao intestino, onde sofrem a ação da bile (produzida no fígado). É nesse momento que ocorre a quebra das gorduras.
No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile (fabricada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é despejada e emulsifica a gordura.
Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.