A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
TUE (Tomada de Uso Específico) Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
Qual é a diferença entre Tug e Tue? Tug significa tomada de uso geral aquelas colocadas nos cômodos afim de ligar seus equipamentos. Tues tomada de uso específico aquela tomada destinada ar condicionado , chuveiro elétrico entre outros equipamentos.
Sendo consideradas como pontos energizados, elas servem para a ligação dos equipamentos elétricos em residências, comércios e indústrias. As tomadas são classificadas em dois tipos, as tomadas de uso geral (TUG), e as tomadas de uso específico (TUE)!
Os cômodos: banheiro; cozinhas; copas; copas-cozinhas; área de serviço; lavanderia; e locais sociais semelhantes. deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Podemos ainda concluir considerando este item que os circuitos mistos ou não dedicados não devem ultrapassar potências de 1200W em tensão de 127V (1200W de forma a arrendondar o circuito) e 2200W em tensão de 220V.
Em instalações habitacionais, pontos de tomadas e iluminações podem ser alimentados por circuitos comuns (iluminação e tomada) desde que: A corrente de projeto do circuito comum não seja superior a 16A.
um circuito terminal é formado por F+N+T (Fase, neutro e terra), mas certos equipamentos (trifásicos) precisam de 3F+N+T. As demais cores podem ser utilizadas livremente (vermelho, preto, branco, amarelo), desde que se respeite as cores mencionadas para neutro e terra.
220V
Dividindo a potência de 10.