A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. ... Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
metáfase
a) A figura 1 diz respeito à meiose (imagem abaixo) e a figura 2 se trata de uma divisão mitótica. Nós podemos diferenciar os dois processos de divisão celular mostrados na imagem ao analisarmos os seus produtos. A figura 1 gera quatro células-filhas haploides.
Mitose e meiose - Os dois processos de divisão celular.
Resposta. Resposta: a) Meiose porque há disjunção de cromossomos homólogos e crossing-over.
Resposta. Resposta: A mitose: ela gera duas novas células iguais (2n), enquanto a meiose se dividi gera 4 células com metade do material da célula mãe (n).
Na prófase os cromossomos condensam-se e se tornam visíveis dentro do núcleo, também começam a funcionar as cromossomos. Na metáfase é a etapa que os cromossomos apresentam o máximo de condensação.
Mitose. É um processo de divisão celular em que a célula-mãe dá origem a duas células-filhas, com mesmo número de cromossomos da célula que as originou. Esse processo pode ser dividido, didaticamente, em cinco etapas, as quais ocorrem continuamente.
Mitose. As células eucarióticas seguem um processo de divisão chamada mitose, que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas.
Células também se dividem para que as coisas vivas possam crescer. Quando os organismos crescem, não é porque as células estão ficando maiores. Organismos crescem porque as células estão se dividindo para produzir mais e mais células. No corpo humano, as células se dividem quase dois trilhões de vezes todos os dias.
A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, além de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose.
As divisões celulares também possibilitam a regeneração de alguns órgãos, como o fígado. No caso dos organismos unicelulares, a divisão celular origina outras células responsáveis pela geração e crescimento de uma colônia.
Podemos informar que o papel da divisão celular em organismos unicelulares está diretamente relacionado a reprodução. Em contrapartida, em organismos multicelulares a divisão celular diz respeito a uma série de acontecimentos, tais como crescimento, reparo, geração de gametas.
A união de gametas haploides na nossa espécie permite o restabelecimento do número de cromossomos, o que corresponde a 46 cromossomos. Caso nossos gametas fossem diploides, haveria a duplicação do número de cromossomos a cada fecundação.
A divisão celular é o mecanismo que leva as células a se multiplicarem dando origem a outras células. A mitose é um tipo de divisão celular essencial para continuarmos a nos desenvolver, a crescer e a repor células perdidas.
Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.