As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas.
A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas na célula. Essas duas substâncias são fundamentais para a realização de diversos processos e reações químicas.
Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas. Água: formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), dissolve a maioria dos compostos, como sais, açúcares, gases, aminoácidos e ácidos nucléicos.
Resposta. São: açúcares, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos .
As quatro micromoléculas principais são: os açúcares simples, os ácidos graxos, os aminoácidos e os nucleotídeos. São as mais abundantes moléculas orgânicas na natureza e são primariamente moléculas que reservam energias na maioria dos organismos vivos.