O peixinho vai muito bem frito, empanado ou à milanesa. Mas antes do consumo deve ser muito bem higienizado, pois a característica aveludada de suas folhas faz com que ele prenda algumas impurezas do solo. Depois de lavá-lo, seque para preparar receitas ou guarde em sacos de pano na geladeira.
Modo de preparo Empane as folhas do peixinho: primeiro na mistura de farinha com água e depois na farinha para deixar crocante; Leve para fritar em óleo quente até ficarem douradinhas; Sirva com limão e aproveite!
Lave bem as folhas do peixinho da horta e seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou papel toalha. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fubá e a maisena, se for usar. Junte a água, o ovo (se for usar), o limão e tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo.
Pois, em termos nutricionais, a hortaliça possui teores significativos de minerais, em especial potássio, cálcio e ferro. Além disso, é uma excelente fonte de fibra alimentar, com um teor de até 13% na matéria seca. Por suas características, o peixinho é considerado planta medicinal.
Rega: recomenda-se regá-la regularmente, de uma a duas vezes por semana. A rega pode ser mais espaçada durante o inverno e também se o clima da sua região for muito úmido. Iluminação: desenvolve-se bem à meia-sombra e, por ser uma planta tropical, não gosta de temperaturas muito baixas.
Em local à meia sombra, mas com boa luz natural. Seu cultivo é feito em vasos preparados com composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por vaso na hora do plantio. Proteger o furo de drenagem com manta geotêxtil e areia úmida, colocar o composto orgânico misturado ao adubo granulado.
Como cuidar da Columéia (Planta Batom)
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou protegida do sol direto, mas sob boa iluminação, em solo fértil, bem drenável, rico em húmus e irrigado a intervalos regulares. Não tolera correntes de ar, encharcamentos ou geadas. Também não aprecia “trocas de lugar”.
Para fazer mudas desta planta basta cortar pedacinhos dos talos, limpar as folhas de base, cuidando para não romper as gemas. Enterrar em substrato poroso, que poderá ser areia de construção, perlita, vermiculita ou casca de arroz carbonizada. Deixar em cultivo protegido, mantendo a umidade.
Columéia-batom... Ela gosta de muita claridade mas sem muita luz solar direta. Para fazer mudas é só enterrar a base dos galhos na terra (mergulhia) que logo ele cria raízes.
Plante as mudas.
Quando acabar a floração, faça uma poda eliminando os ramos laterais e cortando todos os outros ramos pela metade de seu comprimento. A cada 2 anos, transplante-a para um vaso maior. Use o substrato básico. Quando bem cuidada, a columéia pode durar de 5 a 6 anos.
O crisântemo pode ser plantado através de sementes ou mudas feitas em estufas, em vasos com todos os seus cuidados, ou em solo natural. O seu ciclo de crescimento dura entre 12 a 14 semanas.
Como já falei, crisântemo gosta de dias curtos, portanto procure plantar perto do inverno. As variedades de crisântemo orgânico gostam de luz, por isso plante em locais de pleno sol ou sombra parcial. A temperatura deve variar entre 18 e 25ºC.
A samambaia é uma das plantas meia sombra mais usadas na decoração de casa. Por conta de suas folhas longas e pendentes, geralmente bem volumosas, você pode colocá-las no alto, em vasos suspensos.
PLANTIO Deve ser feito durante o verão, em solos férteis, permeáveis e irrigados, apesar de a onze--horas suportar terrenos levemente secos. O ideal é misturar uma parte de terra comum a uma parte de terra vegetal e duas partes de areia. A planta apresenta floração em abundância quando fertilizada.
Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se tiver plantado a onze-horas em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.
O melhor processo para se fazer mudas de Onze-horas é a estaquia, esse método de propagação de plantas é um dos mais simples de se fazer. Para realizar a estaquia, corte um galho de Onze-horas, saudável e não muito pequeno, de preferência retire as folhas da parte de baixo do galho também.