Coloque algumas figuras de palavras que começam com sons parecidos — serrote, cenoura, etc — e peça para a criança identificar onde estão os sons parecidos. O mais importante na consciência silábica é a criança se dar conta que a sílaba não é propriedade de uma palavra só.
Dispor, por exemplo, os com AM na primeira coluna e os com ÃO na segunda. - Apresentar os cartões com a escrita de AM e ÃO e colocar no topo da coluna correspondente. - Apresentar cartões com a escrita correspondente a cada figura. - Fazer jogo da memória, tanto somente com figuras ou associando-se figuras e palavras.
Lembrando que palavra oxítona é aquela cuja sílaba mais forte é a última (contar sempre de trás pra frente). ... As palavras bambu, caju, angu, hindu, peru, urubu são terminadas em -u, por isso jamais devem ser acentuadas.
São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais. Não são acentuadas as oxítonas que não apresentam as terminações supracitadas.
Resposta. Baú é acentuada por ter hiato, bambu só termina em u, em oxítonas terminadas em u não são acentuadas.
as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí.