Remova a água quente da panela e deixe os figos esfriarem. Repita esse passo mais 2 vezes. O objetivo de três fervuras é remover o leite amargo do figo. Você não precisa fazer todas as fervuras no mesmo dia, desde que conserve os figos na geladeira, para garantir que não se estraguem.
Uma forma fácil de fazê-lo é colocando uma panela grande com água para ferver. Quando a água começar a ferver, coloque os figos previamente distribuídos em uma grade durante cerca de 20 segundos. Introduza-os pouco a pouco, o calor da água ajudará a eliminar qualquer possível contato com insetos.
Coloque os figos inteiros numa panela com água até cobrir, ferva por 2min, escorra e passe pra assadeira. Polvilhe com sal e pimenta, junte o alecrim e o vinagre, besunte com azeite e asse por uns 30min, até dourar e perfumar.
Coloque-os, com a face do corte virada para cima, numa grelha de forno. Usar a grelha é importante para que toda a superfície do figo possa desidratar-se. Com uma forma comum, eles não se ressecariam uniformemente. Deixe os figos no forno por até 36 horas.
Os figos secos mantêm-se frescos durante vários meses e podem ser mantidos num local fresco e escuro ou armazenados no frigorífico. Evite deixá-los por muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros ou secos demais.
Comece por escolher os figos que estejam menos moles (esses o ideal é comê-los!). Prepare uma bacia com água e gelo e lave-os. Retire os talos. Coloque os figos numa grelha (pode ser a que usa para os bolos arrefecerem) e guarde no congelador por duas horas.
Para limpar os figos, coloque-os num saco de pano com açúcar e esfregue, ou coloque-os num saco plástico e leve ao congelador, ou fervente 4 vezes em água com bicarbonato, ou saco de pano com sapóleo em pedaços, esfregando.
Mas se quiser, lave apenas na hora de usar, sob água corrente. Frutas: lave bem sob água corrente com uma escovinha para legumes e leve para o banho na tigela, com água e o sanitizante de sua preferência (cuidado apenas com as frutas mais delicadas como morango, caqui, figo e uvas, que dispensam o uso da escovinha).
3- Fazer limpeza do figo, colocando uma porção de frutos em um saco de tecido, contendo 100 g de sal grosso ou fino. Apoiar o saco sobre uma bancada e atritar os figos uns contra os outros, até ficarem lisos e limpos. 4- Lavar os figos em água corrente até retirar todo o sal.
Modo de Preparo
Cubra com água e junte o sal amoníaco. Assim quer ferver, escorra, espere esfriar e guarde no freezer. No dia seguinte, com os pêssegos ainda congelados, vá puxando a pele debaixo da água e ela sairá facilmente.
Sal amoníaco, ou bicarbonato de amônio (ou bicarbonato de amônia), é utilizado como um fermento químico na culinária. Na indústria alimentícia, sal amoníaco é usado como agente de fermentação de produtos achatados, como biscoitos e bolachas, e na China, em pãezinhos cozidos no vapor e biscoitos de amêndoa chineses.
Mas antes de comer o figo, é recomendável tirar a casca da fruta, a fim de evitar a ingestão de sulfato de cobre, um pó azulado utilizado nas plantações para evitar a ferrugem, que costuma acometer as figueiras.
A casca do figo é comestível....Sirva figos com um produto de queijo picante.
E no caso do figo não acho necessário tirar a pele. Gosto da textura dela, como se fosse uma frágil cápsula que rompo com os dentes para atingir a polpa macia, translúcida, perfumada e doce. O preparo fica muito mais fácil e o resultado nada a dever aos figos pelados.
PRODUÇÃO - ocorre de maio a novembro, um ano após ter iniciado o plantio da figueira. Para figos frescos, a colheita ocorre diariamente quando os frutos apresentam coloração arroxeada. No caso de figos verdes, devem ser colhidos quando o ostíolo - orifício no fundo - apresentar coloração rosada.
O guia da fruta de época
A nutricionista Julianna Martins, da Estima Nutrição, relaciona as cores e características com os meses do ano:
Não por acaso, o mês de junho é considerado a melhor época para colheita da safra das frutas cítricas, especialmente as tangerinas do tipo comum, as conhecidas como ponkan, com grande oferta no mercado nacional e preços melhores ainda.
A muda do ponkan geralmente tem estatura mediana, com crescimento ereto e lento, de folhagem densa e com produtividade grande. Esse citros teve origem do mediterrâneo. A safra da ponkan no Brasil se concentra entre os meses de maio a agosto, época de muita produtividade.
ÉPOCA DE TANGERINA | A tangerina, também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies: Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca ou Verona, por exemplo. A safra no Brasil vai de abril a setembro. É o segundo maior grupo de frutas cítricas cultivados depois das laranjas.
Uma das frutas típicas do mês de setembro é o abacaxi.
Ajude a inserir referências. "Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore.
Para as laranjas e tangerinas, o número de meses necessários para o completo desenvolvimento e maturação dos frutos depende dos diferentes cultivares: Efetuar a colheita manualmente 6 a 13 meses a partir do florescimento. Produtividade: para tangerinas e tangor – 200 a 250 kg/planta.