5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL
Uma das causas que leva a barriga a ficar inchada e dura são acúmulo de gases, prisão de ventre, gravidez, TPM, entre outros motivos. O inchaço na região do abdômen é bem comum e afeta de 10 a 30% dos adultos.
Os distúrbios gastrointestinais ou patologias gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus), bem como os órgãos que fazem parte da digestão como pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Problemas digestivos como gastrite, úlcera, má digestão, refluxo, gordura no fígado, pancreatite, gases e prisão de ventre, são alguns dos assuntos abordados aqui.
O distúrbio é uma alteração nas condições físicas ou mentais do indivíduo que afeta o funcionamento de algo em sua rotina, e geralmente tem origem de fácil identificação.
Os transtornos da motilidade esofágica envolvem uma disfunção do esôfago que causa sintomas como disfagia, azia e dor torácica. (Ver também Visão geral das doenças esofágicas e de deglutição.)
Hormônios produzidos por células diferenciadas na mucosa, como a secretina, a colecistocinina e outros, modificam a motilidade. O estímulo para os movimentos é a presença do alimento que é detectada pelos receptores de estiramento da parede e pelos quimioreceptores que analisam a composição química do quimo.
Entretanto, tenha atenção para as seguintes bebidas: café, chimarrão e chás diuréticos ou com cafeína, como o chá verde e o chá preto, não contam como hidratação. Além disso, movimente-se! Fazer exercícios físicos regulares também ajudam no funcionamento intestinal e na motilidade.
"A serotonina é responsável pela modulação da motilidade intestinal; no pâncreas, pode tanto inibir a secreção de insulina quanto estimulá-la; no fígado, estimula a síntese e secreção de sais biliares, e atua diretamente sobre o metabolismo da glicose.