Alergia respiratória O pêlo dos gatos é uma das principais causas de alergia respiratória, sendo percebida através de sintomas alérgicos como espirros, inchaço das pálpebras dos olhos, problemas respiratórios e até mesmo asma em algumas pessoas.
O cocô do gato pode carregar o parasita Toxoplasma gondii, um organismo unicelular que cria agentes infecciosos, chamados oocistos. Estes oocistos podem infectar mulheres grávidas, causando problemas congênitos no bebê como surdez, convulsões, lesões oculares e retardo mental.
O cheiro mais forte na urina é uma característica dos felinos porque eles não ingerem uma quantidade tão grande de água durante o dia. Consequentemente, isso diminui o volume de água na urina e aumenta a quantidade de ureia. Sendo essa a principal causa do odor acentuado que fica no ambiente quando eles fazem xixi.
É necessário tirar as fezes com uma pazinha Basta usar uma pazinha para remover as fezes e a parte da areia em que elas tocaram. A boa notícia é que existe uma pá cheia de furinhos que é própria para isso - ela consegue coletar melhor os resíduos sólidos e deixar o resto da areia.
Por isso, a forma ambientalmente correta para descartar esses dejetos é a mesma, pelo vaso sanitário, para que seja tratado pelo sistema de esgoto. A regra básica é que fezes devem ser jogadas no vaso sanitário, tenham sido feitas em areia – como no caso de gatos – ou nos tapetes higiênicos, mais usados por cachorros.
Preste atenção na cor, no cheiro, na textura e no formato. Com isso, já dá para deduzir o tamanho do animal e, principalmente, sua dieta. “Fezes escuras, por exemplo, indicam consumo de proteínas animais, ou seja, é um carnívoro”, explica Roberto do Val Vilela, biólogo do Zoológico de São Paulo.
Como os dejetos animais devem ser descartados Descartar as fezes de animais na rede pública de esgoto sanitário ou no sistema individual de tratamento de esgoto, pelo vaso sanitário ou ralo no canil coberto.
Depósito: as fezes devem ser depositadas em um vaso sanitário higiênico e serem armazenadas em um container hermético ou fossas isoladas do contato humano. Os banheiros SOIL oferecem acesso a um saneamento seguro e digno.
Muitos pensam que fezes são restos de comida que sobraram depois da digestão. Mas, na realidade, o cocô é composto por água (75%) e bactérias (50% a 80% do que não é água). A maioria delas ainda está viva, mas algumas já morreram.
O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos; e, os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio do movimento peristáltico do intestino.
As fezes muito mal cheirosas podem estar relacionadas a problemas de saúde, como transtornos de má absorção, enfermidade celíaca, de Crohn, pancreatite crônica ou fibrose quística.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.