O segredo para preparar foi ensinado pelo caiçara. Jogar na água doce e assim como defesa ele expele a areia. Depois água fervendo e retira o molusco da concha . Limpar, retirando muito bem toda a areia.
Se você, como nós, não mora na beira da praia e tem que comprar frutos do mar congelados, basta deixá-los de molho na água para que descongelem. Se estiver com pressa, troque a água mais vezes. Aqueles que vem congelados nas bandeijinhas já podem vir limpos, mas é sempre bom conferir.
Para começar a limpeza,r enxague os camarões em água corrente abundante, eliminando assim areia e outros resíduos indesejáveis. A seguir, puxe com as mãos a cabeça do camarão e retire a casca exterior que sairá junto dela, as patas. A ponta da cauda também deve ser removida neste momento.
Encha uma tigela com água fria e limpa. Coloque os mariscos nela e deixe-os de molho por 20 minutos antes de cozinhá-los. À medida que respiram, eles admitem a água doce, que expulsará a areia ou detritos de suas conchas. Depois de terem liberado a areia das conchas, retire-os da água um a um.
Deverá encher apenas um recipiente com água bem fria e acrescentar duas colheres de sopa de sal grosso. Deixe os moluscos durante 30 minutos soltando toda a sujeira e estarão prontos. Seja qual for o método que escolher, lembre-se de que depois deverá enxaguar o berbigão com água fria para eliminar os resíduos de sal.
O marisco é um fruto do mar. ... Esta definição normalmente incluem crustáceos (camarão, caranguejos, lulas, polvos, etc.), moluscos (mexilhões, amêijoas, berbigão, e outros animais marinhos, como alguns equinodermos (ouriço do mar). Além disso, está presente nas cozinhas ao redor do mundo.
Na culinária, frutos do mar ou marisco são animais, que geralmente possuem uma concha ou carapaça, como os crustáceos e moluscos, extraídos do mar ou de água doce, usados na alimentação humana.
Mexilhões costumam ser servidos em um tipo de frigideira, uma tigela com um caldo ou em espaguete com frutos do mar. Pegue um mexilhão do prato e segure-o pela base, com o lado aberto da concha virado para longe. Puxe a carne com um garfo. Com a mão livre, extraia o conteúdo macio do interior da estrutura.
Para abrir, é só colocar numa panela (sem água e sem tempero) e levar ao fogo forte por 3 ou 4 minutos. Retire do fogo, acrescente um pouquinho de azeite, cebola e salsicha picada. Volte ao fogo forte, até que as cascas estejam totalmente abertas.
O marisco deve estar úmido, suave e também ligeiramente firme ao tato. Outro detalhe importante a ter em conta é o tipo de peixe em questão. Os moluscos, por exemplo, se vendem vivos. De modo que as conchas devem estar muito bem fechadas, se estão ligeiramente abertas, ao serem tocadas deverão se fechar imediatamente.
Derramar os mariscos juntamente com a água dentro da pia ou do coador faz com que os resíduos ou a areia no fundo da tigela caiam sobre os mariscos. Quando estiver descascando-os, segure-os em uma mão com luva ou uma toalha, para evitar que escorreguem.
Modo de Preparo
Na natureza, uma pérola se forma quando um corpo estranho invade uma ostra (até mesmo um grão de areia), que inicia um combate contra esse invasor, desenvolvendo uma substancia chamada Nácar, ou madrepérola, que será a base da pérola.
Brinco Pérola Verdadeira - Fecho De Prata De R$ 99,90 Por.
O homem de 37 anos pegava conchas de ostras com a família quando se deparou com uma pérola laranja, conhecida como Melo Melo. Um pescador da província de Nakhon Si Thammarat, ao sul da Tailândia, a 780 quilômetros da capital Bangkok, encontrou, por acaso, uma das pérolas mais caras e raras do mundo.
A Pérola de Água Doce é a chamada de Pérola Biwa, que você pode encontrar em diversas joias da Prata Fina. Elas são produzidas por um molusco especial, que vive no Lago de Biwa, no Japão. Hoje, ela é considerada a melhor pérola de água doce do mundo – tanto por sua qualidade, quanto por sua beleza.
Conservação de Pérolas Coloque as pérolas somente após terminada a sua maquiagem. Antes de guardar, limpe bem com uma flanela macia. Não guarde jóias com pérolas sem a devida proteção, guarde cada uma em um estojo separadamente. Não misture as pérolas com outras jóias, pois elas podem se danificar.
Veja as 5 dicas que separei para você cuidar das pérolas e mantê-las sempre lindas!
Para dar brilho, friccione as pérolas e madrepérolas com azeite de oliva, óleo de amêndoas ou mineral vendido em farmácias. Atenção: não lave pulseiras ou colares com pérolas, a umidade enfraquece o fio de seda ou linha de algodão.