Hoje essa realidade não existem mais. A maioria das famílias vive em casas de 1 ou 2 quartos no máximo, e quando são mais ambientes eles são bem pequenos e apertados. O espaço não é mais a prioridade e já não se passa tanto tempo nas casas como antigamente, então isso deixou de ser tão importante.
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.
Nós consideramos qualquer construção que tenha sido feita pelo homem para um determinado propósito. Para isso, nos baseamos na lista feita por Christopher McFadden para o Interesting Engineering.
A construção das casas sofreu muitas alterações ao longo dos tempos. As casas em Montemor-o-Novo não eram feitas da mesma maneira que são hoje em dia. Antigamente eram construídas assim: - As paredes eram feitas de terra, pedra, barro, taipa, tijolo burro, (que pesava cerca de sete quilos cada um) e cal de obra.
Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. Só no período de mais alto desenvolvimento econômico e cultural dessa civilização antiga é que outras matérias-primas passaram a ser utilizadas.
Os templos eram enormes e geralmente estavam sustentados por colunas. Os projetos dos templos egípcios enfatizavam a ordem, simetria e monumentalidade, combinando formas geométricas com motivos orgânicos estilizados. Elementos dos desenhos dos templos também aludiam à forma dos primeiros edifícios egípcios.
Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. ... A partir do século VII a.C. os gregos começaram a usar as rochas, principalmente o mármore, para erguer seus templos, teatros e tantas outras edificações.
Embora esse tipo de habitação só tenha sido construído no Brasil a partir dos anos 1950, como veremos à frente, nos anos 40 já eram anunciados os princípios que potencializariam a arquitetura moderna: concreto armado, elevador, espaços com ventilação e insolação assegurada e a associação da habitação mínima com ...
Lista das mais antigas construções do mundo
Naquela época, os recursos eram versões rudimentares de ferramentas como rodas, alavancas e polias, combinados ao conhecimento prático de execução de obras e algum estudo em aritmética, geometria e física. A engenharia civil na história continuou se desenvolvendo junto com a expansão dos impérios persa, grego e romano.
No Renascimento, a necessidade de especialização acadêmica em arquitetura surge na França e Itália. Com a Revolução Industrial, o desenvolvimento das técnicas de construção, criação de novos métodos e sistemas e novos materiais propiciam o surgimento da Construção Civil como conhecemos hoje.
O primeiro deles foi a École Polytechnique em Paris, criada no ano de 1794. Várias décadas depois academias surgiram pela Europa e Estados Unidos, onde, em 1835, formaram-se os primeiros engenheiros civis pela Instituto Politécnico Rensselaer.
A mais antiga é a engenharia de guerra, que surgiu na intenção de defender os reinos dos bárbaros que os atacavam e expandir seus territórios. A engenharia civil veio depois, pra amenizar os problemas das cidades que começaram a surgir.
A palavra “engenheiro” só começou a ser usada no século XI, derivada do latim “ingeniator”. Ela era usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas. Leonardo da Vinci, por exemplo, tinha o título de Ingegnere Generale devido a suas engenhosas ideias.
Imhotep
Sua função se misturava com a arquitetura, filosofia e até com a medicina. Mas, a engenharia está nas pirâmides do Egito, no Farol de Alexandria, nos Jardins Suspensos da Babilônia e no Parténon. Assim também está presente em Teotihuacan, nos inacreditáveis sistemas de irrigação dos Incas e nas pirâmides Maias.