As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².
Epitélio de revestimento intestinal O tecido que reveste internamente o intestino delgado é um bom exemplo de epitélio especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue.
As pregas, vilosidades e microvilosidades garantem ao intestino delgado uma grande superfície de contato, o que aumenta a absorção dos nutrientes em virtude do contato com o produto da digestão. Estudos indicam que essas três estruturas juntas aumentam em até 600 vezes a superfície do intestino delgado.
No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando sobre o quimo.
Outros processos mecânicos da digestão são a deglutição – em que o alimento passa da boca para a faringe com o auxílio da língua – e os movimentos peristálticos – contrações musculares que permitem o transporte do alimento do esôfago ao estômago. A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas.
A digestão química envolve a ação de enzimas no tubo digestório que atuam quebrando as moléculas em partículas menores que serão absorvidas pelo trato gastrointestinal. Já a digestão física, também chamada de mecânica, se inicia na boca com a mastigação e o movimento do bolo alimentar proporcionado pela língua.
A digestão mecânica se refere ao processo físico, em quebrar em pedaços menores, para facilitar a ação das enzimas na digestão química, que divide o alimento, em moléculas para que as células do nosso corpo, possam usar.
Da boca aos estômago Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. ... Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.