Análise funcional: Exemplos práticos
A análise funcional é a principal maneira de realizar um relatório específico do comportamento do paciente e a relação entre esse comportamento e o ambiente em que o avaliado convive em seu dia a dia. ...
No modelo da análise do comportamento uma causa é substituída por uma mudança na variável (ou variáveis) independente(s), e um efeito é substituído por uma mudança na variável (ou variáveis) dependente(s), o que se constitui na nossa relação funcional.
A preocupação básica do comportamentalismo é explicar como os comportamentos são aprendidos. Burrhus Frederic Skinner, importante psicólogo comportamentalista, dando continuidade às ideias de Watson distinguiu dois tipos de aprendizagem: por condicionamento clássico e por condicionamento operante.
Portanto, no Behaviorismo Radical comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência nem do ambiente, nem do organismo – há uma simultaneidade.
Frequentemente o behaviorismo é descrito com frases vazias como: “para o behaviorista a aprendizagem é resultado da associação de estímulos e respostas”, ou ainda “o comportamento do aluno é moldado através de estímulos e reforços de forma mecanizada”.
Ambas as teorias, do behaviorismo e da psicanálise enfocam a importância do bem-estar da individualidade, o prazer e a felicidade. As duas concordam que a educação deve ser democrática. O behaviorismo também é apresentado na área educacional como sendo uma das abordagens mais antigas.
Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...