O ideal vem a ser uma costela de 10 a 15 kilos. A dica para saber o quanto de costela vai para uma quantidade "x" de pessoas, é calcular 700 gramas por pessoa. Se tu fores fazer só a costela, sem muito acompanhamento, só com um pãozinho e farinha, pode até calcular 800 gramas por pessoa.
Normalmente, o costelão leva 6 horas de fogo para ficar pronto. É preciso bater a carne para retirar o excesso de sal. O costelão fogo de chão serve até 35 pessoas. A dica é servir com arroz branco e salada.
Valor médio do quilo deve ficar entre R$ 7,90 e R$ 14,90, dependendo do corte, estima a Agas.
COR: não compre carne de costela com gordura muito amarelada e carne amarronzada, isso é indício de carne de boi velho. OSSOS: não comprar com ossos muito largos, pois também é indício de boi velho. CHEIRO: o aroma da carne é observável de prontidão. O cheiro jamais pode ser de carne passada.
A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. ... A Costela Ponta de Agulha ou Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes.
Modo de Preparo
Se escolher espetar a peça inteira, comece passando o espeto pela parte fina e percorra a carne em direção à parte grossa, a fim de espetar ela toda de forma parelha. Depois que já está no espeto, basta passar no sal grosso, virar para sair um pouco e colocar para assar no segundo andar da churrasqueira.
Coloque o sal grosso na carne e em seguida cubra a carne com o papel celofane. Depois, coloque o papel alumínio envolvendo a costela. Leve à churrasqueira. Após três horas no fogo, é só servir.
MODO DE PREPARO :
O brilho de um lado do papel alumínio é devido a um polimento específico que evita que o alumínio entre em contato direto com o alimento e contamine-o. Por isso, o lado mais brilhante deve ficar do lado de dentro, em contato com a comida.
"O lado brilhante, mais liso, deve ficar do lado interno do cozimento, junto ao alimento. Por ser menos aderente, gruda menos na carne. Outra razão é que o lado brilhante é mais refletivo em relação às ondas de calor. Se ficar virado para o lado externo, o cozimento demorará mais”, explica o chef.
Ao contrário do que muitos acreditam, você pode e deve fazer a costela assada diretamente na churrasqueira, sem utilizar papel alumínio ou celofane culinário, que acabaria cozinhando um pouco a carne e alterando o sabor.
Modo de Preparo
Vede bem a costela com o papel alumínio e em seguida espete com o espeto de churrasco. Leve para a churrasqueira em fogo brando por 3 horas. OBS: 1 hora e 30 minutos com o osso virado para baixo e 1 hora e 30 minutos virado para cima. Passada as 3 horas, retire a costela da churrasqueira.
Coloque a costela na churrasqueira, não pode estar com fogo alto, de preferencia somente a brasa, deixe 1 hora e 30 minutos cada lado. Vá observando e cuidado quando for virar para que não fure o celofane. Após 3 horas no total, retire os papéis e volte na churrasqueira para dourar, e pode servir.
– Basta temperar a carne com sal grosso e fincar o espeto inclinado no chão próximo à brasa, com os ossos virados para o fogo para não queimar – ensina Bonatto. – O ideal é assar por pelo menos oito horas e, uma hora antes de servir, virar a carne para tostar do outro lado.
Condicione a churrasqueira, se for necessário. Abra todos os respiradouros e acenda o fogo na área indicada. Deixe o fogo aceso por 30 minutos com os respiradouros abertos. Deixe o fogo morrer e esfrie a churrasqueira para usar uma outra hora. Ou use-a depois de esquentar por 30 minutos.
O certo é colocar o lado brilhante para dentro! Isso porque esse lado brilhante, por ser mais liso e menos aderente, impede que os alimentos grudem em sua superfície, mantendo aquela textura irresistível dos alimentos assados.
O cobertor térmico aluminizado de emergência – também conhecidos como manta aluminizada – foi criado durante os anos 60 pela NASA com objetivo de aquecer os astronautas no espaço.
São quase imperceptíveis. Como fazer: Separe os fios a serem coloridos com muito cuidado e, com auxílio de pedaços de papel-alumínio, passe tintura um tom abaixo da cor natural do seu cabelo. Tempo: Em média uma hora e meia.
Usar papel alumínio para pintar o cabelo é uma técnica conhecida como luzes ou mechas invertidas, dependendo de você querer escurecer ou clarear o cabelo. ... Você precisará prender cada mecha com papel alumínio para garantir que a tinta não escorra, pois isso pode fazer com que o padrão de tons fique desigual.