Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. ... Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.
Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral. Na cabeça encontram-se olhos bem desenvolvidos, a boca redonda, com um bico quitinoso e a rádula, rodeada por braços e tentáculos, que são uma modificação do pé dos moluscos. ... A concha está ausente nos polvos, é interna nos chocos e lulas e é externa no náutilo.
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. ... Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha.
Os animais que pertencem ao Filo Mollusca são triblásticos, celomados e protostômios. Ou seja, são os primeiros animais a apresentarem um celoma verdadeiro. Apresentam simetria bilateral e o corpo é mole e não é segmentado. ... Os moluscos passam a apresentar sistema circulatório.
Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
O corpo mole dos moluscos tem uma cobertura chamada manto. Na maioria dos tipos de moluscos, o manto forma uma concha. Alguns moluscos, como os caracóis, têm uma concha única e sólida. Outros, chamados bivalves, têm uma concha com duas metades que se fecham para protegê-los.
Os bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão. ...
Eles se camuflão e usam a tinta que eles liberam como maneiras de auto defesa.
Os macacos podem se defender com gritos a arranhões quando se sentem ameaçados.
Cobra usa o guizo para assustar. Explicação: Quando vibra, o chocalho cria um som de assobio e a cobra faz esse movimento quando se vê ameaçada. É uma forma de avisar a seu predador que ela percebeu o perigo e está pronta para atacar e também para se defender.