Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero. ... Terceira semana: o óvulo é dividido em centenas de células formando o blastocisto.
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.
A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.
Entre vários fatores, a espermatogênese é promovida pela testosterona, secretada pelas células de Leydig, e regulada pela inibina, produzida pelas células de Sertoli. Essas células são estimuladas pelos hormônios hipofisários LH e FSH, respectivamente.
Quando a cabeça do espermatozoide entra em contato com o ovócito, os grânulos corticais liberam seu conteúdo, uma situação conhecida como reação cortical. Isso faz com que a zona pelúcida altere-se e ocorra o bloqueio da entrada de um novo espermatozoide.
Os glóbulos polares, corpúsculos polares ou polócitos são células que se formam durante a fase maturação da ovogénese nos mamíferos, a fim de permitir a redução cromossómica característica da meiose.
Gametas são células especializadas responsáveis pela transferência dos genes na reprodução sexuada. Eles são produzidos em um processo denominado gametogênese. Os gametas são células especializadas que, durante o processo de reprodução sexuada, transmitem os genes de uma geração para a seguinte.
A meiose ocorre na formação dos gametas, que são as únicas células haploides (n) no ciclo. A partir da fecundação dos gametas é formado o zigoto diploide (2n), que se desenvolverá formando o indivíduo adulto. ... Já o adulto haplóide (n) produz gametas por mitose, recebendo o nome de gametófito (produtor de gametas).
Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.
O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.
Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Organismos sexuais produzem um tipo especial de célula, o gameta, que combina com outra célula para reprodução. Nos seres humanos, cada um deles contém um par de 23 cromossomos e, portanto, é haploide, enquanto outras células são diploides, com dois pares de cromossomos.
Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos.
Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.
Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.