EQST

O Que Considerado Obesidade Infantil?

O que é considerado obesidade infantil?

A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade. O diagnóstico também pode realizado através do IMC (índice de massa muscular).

Quais são as principais causas da obesidade infantil?

Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.

Qual o perigo da obesidade infantil?

A obesidade infantil, se não prevenida, pode vir a causar sérias doenças no adolescente e na vida adulta como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e deformações na coluna vertebral e na estrutura óssea.

Como abordar obesidade infantil?

Lidando com a obesidade infantil de maneira saudável Uma boa tática para tratar o tema com delicadeza é perguntar à criança se ela se sentiria mais confortável com outro peso e, no caso de a resposta ser afirmativa, oferecer ajuda fazendo uma comida mais saudável, por exemplo.

Quando o bebê é considerado obeso?

Ou seja, crianças até 10 anos são consideradas obesas quando estiverem com 20% ou mais do peso ideal para a idade. Segundo o site Boa Saúde, “para crianças acima de 10 anos, a obesidade é diagnosticada a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC= peso em KG dividido pela altura ao quadrado)”.

Quais são as principais causas da obesidade?

A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

Por que a obesidade que surge na infância é a mais perigosa?

Como no adulto, a obesidade infantil tem como causas os maus hábitos (alimentação errada e sedentarismo) e predisposição genética. Quando ambos os pais são obesos, os filhos têm 80% de probabilidade de seguir o exemplo. Já quando apenas um é obeso, o risco é de 50%.

Como abordar a obesidade?

Os médicos e enfermeiros têm um importante papel na promoção de hábitos e alimentação saudáveis, prevenção, identificação de riscos e detecção precoce da obesidade, devendo considerar a família como núcleo de atendimento, a partir de relação dialógica positiva com pais e filhos.

Qual o papel da sociedade na prevenção da obesidade infantil *?

Os resultados sugerem que as modificações nas estruturas familiares, os papéis sociais de gênero e os valores de uma sociedade capitalista não apenas contribuem para que essa característica se instale, mas, também, podem ser considerados fatores determinantes da questão do sobrepeso e da obesidade infantil.

Como identificar obesidade em bebês?

Como diagnosticar a obesidade infantil Em bebês e crianças, a avaliação da massa corporal é feita por tabelas que relacionam idade, peso e altura. O IMC não é indicado para bebês e crianças pois eles passam por rápidas alterações corporais decorrentes do crescimento.

O que fazer com bebê obeso?

6 dicas para manter o seu bebê saudável
  1. Leite materno. ...
  2. Dê somente a comida que o bebê precisa. ...
  3. Evite alimentos industrializados e açucarados. ...
  4. Dê alimentos sólidos e saudáveis. ...
  5. Estimule o movimento. ...
  6. Dê bons exemplos.
4 de ago. de 2020

Quais são as principais causas da obesidade no Brasil?

Assim, as principais causas da obesidade e como combater cada uma delas são:
  1. Alimentação rica em açúcar, gordura e carboidratos. ...
  2. Falta de atividade física. ...
  3. Predisposição genética. ...
  4. Alterações nos níveis de leptina e grelina. ...
  5. Alterações hormonais. ...
  6. Distúrbios emocionais. ...
  7. Remédios que engordam. ...
  8. Diminuição da dopamina.
Mais itens...

O que é obesidade e quais são suas causas?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.

Quais são as consequências da obesidade?

As doenças relacionadas à obesidade são:
  • Cardiopatias (arritmia, infarto);
  • Doenças cardiovasculares (Hipertensão, AVC)
  • Diabetes tipo 2;
  • Aparecimento de câncer (intestino, mama, endométrio);
  • Doenças nos músculos e ossos por sobrecarga de peso;
  • Doenças respiratórias como apnéia e asma;
  • Depressão e ansiedade.
14 de jan. de 2021

Porque a obesidade na infância é mais difícil de ser controlada do que a que surge na vida adulta?

Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade (MELLO; LUFT; MEYER, 2004).