Para se comunicar com outro membro de sua espécie, ela recorre a uma série de movimentos e posições específicos. Estas ações são realizadas para defender o território de qualquer ataque inimigo. Em algumas variantes desta espécie, as escamas podem mudar de cor, o que expressa o humor do animal.
Há diversas espécies de lagartos pequenos, pertencentes a outros grupos, que também são popularmente chamados de lagartixas. Mas, para os cientistas, não são de fato lagartixas. Uma lagartixa consegue mudar de cor rapidamente. Por exemplo, em poucos minutos, pode deixar de ser bege e se tornar marrom escuro.
“Elas – assim como todos os lagartos do Brasil, não possuem veneno ou peçonha. Também não transmitem doenças e, ao se defender, costumam se fingir de mortas ou mordem, mas a mordida é insignificante e indolor”, destaca Willianilson Pessoa, que ressalta o papel importante das espécies em ambientes urbanos.
Algumas espécies para se livrar de predadores conseguem se camuflar e até mesmo emitir ruídos; O tempo médio de vida de uma lagartixa é de 8 anos.
Nezara viridula
O controle do percevejo de cama também pode ser feito com a lavagem de todos os materiais. Vestimentas, colchas e edredons devem ser levados à secadora de roupa ou expostos ao sol por várias horas. Em seguida, passe tudo a ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos. Use aspirador de pó em todos os lugares.