A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
Os anelídeos são animais que, como o nome sugere, possuem o corpo formado por vários segmentos que lembram uma série de anéis fundidos uns aos outros. Vivem em ambientes variados, sendo encontrados em ambiente marinho, em água doce e em solo úmido.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta.
As características básicas dos artrópodes são a presença de um exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e órgãos sensoriais desenvolvidos. Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos.
Os quelicerados são um grupo de artrópodes que não possuem antenas. Nesse grupo estão os aracnídeos, cujos representantes mais conhecidos são as aranhas e os escorpiões.
Myriapoda é uma superclasse dos artrópodes que agrupa os animais segmentados com um elevado número de pernas, como as lacraias e os piolhos-de-cobra. Os miriápodes são agregados com os Hexapoda (insetos e classes próximas) num grupo denominado Mandibulata, que inclui também os crustáceos.
Diplópodes, ou Diplopoda, são animais pertencentes ao subfilo Myriapoda, e do filo dos Artrópodes. Existem, atualmente, mais de dez mil espécies de diplópodes ao redor do mundo. Como exemplo destes animais, podemos citar o piolho-de-cobra e o Illacme plenipes, sendo este último típico da região da Califórnia.
Os miriápodes são artrópodes, os quais são divididos em quatro classes: os Quilópodes, que compreendem as lacraias; os Diplópodes, dos quais fazem parte o piolho-de-cobra; Pauropoda, dos quais integram os paurópodes e, por fim, o Symphyla, que são os sínfilos.
Os quilópodes diferenciam-se dos diplópodes pelo número de patas por segmento bem como pela dieta. Enquanto quilópodes têm um par de patas por segmento e são carnívoros, os diplópodes têm dois pares de patas por segmento e são herbívoros.
Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. ... O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .
Os insetos possuem um par de antenas e três pares de pernas; os diplópodes, representados pelos piolhos-de-cobra e os quilópodes (lacraias e centopéias) possuem corpo cilíndrico e várias patas. ... Respondendo à pergunta-título: sim: todo inseto é artrópode, mas nem todo artrópode é inseto!
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas: Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas; Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);
Resposta. os aracnideos sao animais artropodes, encontrado em ambiente de terra firme, exemplos aranhas, escorpioes. Os crustaceos sao animais invertebrados eles possuem pernas articuladas e nao tem espinha dorsal, exemplos camarao, lagosta e caranguejo.
Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: abdômen e cefalotórax. Possuem quatro pares de patas, não tem antenas, possuem desenvolvimento direto ou indireto. Já os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
Insetos possuem um par de antenas, crustáceos possuem dois pares de antenas. O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdômen, enquanto crustáceos possuem a cabeça e o tórax fundidos em uma peça única, o cefalotórax, possuindo também abdômen.