Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado.
Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.
Veja a seguir nove benefícios nutricionais da acelga, as dicas de como escolher e consumir, além das contraindicações:
Estudos comprovam a grande capacidade da acelga como anti-inflamatório. Por conter quantidades significativas de vitamina C, ela é capaz de prevenir inflamações crônicas. Esse tipo de inflamação provoca condições graves, como obesidade, hipertensão e aterosclerose.
3. Folhas verde-escuras. Couve, agrião, rúcula e, principalmente, espinafre, também são ricos em potássio. Porém, com a vantagem de quase não terem calorias, podendo ser consumidos à vontade.
Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins.
O talo longo e firme é desenhado por nervuras espessas e de coloração variada. Apesar de a cor branca ser a mais comum, há versões em tons de vermelho, rosa e amarelo, qualificando a hortaliça como planta para ornamentação de pratos da alta gastronomia.
Colheita da Acelga A acelga é uma planta bianual e a colheita das folhas pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas mais jovens possam ser utilizadas em saladas.
O pé passa de 2 metros de altura e praticamente não é usada como hortaliça. A “Sinapsis alba” ou “Brasica Alba” mostarda branca ou amarela chega a 1,6 metros as folhas podem ser consumidas antes da floração, mas o que é mais aproveitado é a semente.
- Para o cultivar a Acelga recomenda-se colocar de 2 a 3 sementes por cova, já no local definitivo. - Irrigar de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado. Plantar as sementes de Acelga no local definitivo ou em sementeiras. Transplantar quando as mudas atingem aproximadamente 5 cm de altura.
Para plantar acelga, basta cortar a parte debaixo com uns 5 cm de altura e colocar na água. Troque a água todos os dias e umedeça a parte superior para que não resseque. Após uma semana, mais ou menos, ela começará a rebrotar. Troque para um vaso e aguarde o crescimento.
As sementes podem ser semeadas em sementeiras, vasos pequenos ou copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas têm de 4 a 6 folhas. As mudas são sensíveis, assim evite perturbar muito a planta e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde ou em um dia nublado, com o solo bem úmido.
Acelga (Beta vulgaris), da família das quenopodiáceas, é originária da região mediterrânea e das Ilhas Canárias. ... A acelga também é conhecida como couve-chinesa, por ser abundante no Oriente. Curiosidade. A cultura da acelga remonta à antiguidade clássica: os gregos e romanos dela faziam grande uso.
A acelga pode ser encontrada facilmente em mercados e feiras. Descubra, abaixo, a melhor maneira de escolher essa verdura, no momento de comprar: Compre sempre a acelga fresca: evite escolher aquelas com folhas murchas, amareladas e secas e caules quebrados. Ela deve ser firme, com suas folhas crocantes e bem unidas.
A beterraba branca ou acelga portuguesa (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes e folhas baças ou brilhantes, com coloração verde ou avermelhada.
Depois de separar os talos das folhas de acelga, mergulhe-os em água fervente e deixe cozinhar até que fiquem macios (entre 10 e 15 minutos). Escorra-os em papel absorvente — se preferir, guarde em um pote bem fechado com tampa e mantenha na geladeira por até dois dias antes de usá-los.