Em torno dos garimpos surgiram vilas e depois cidades. Uma sociedade urbana, o aparecimento de uma classe média de pequenos artesãos e comerciantes. Mas tudo girava em torno do metal precioso, mais tarde também surgiriam os diamantes, este passou a ser explorado por particulares, depois virou monopólio real.
A descoberta do ouro, no final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais foi importante para a expansão territorial e para uma nova organização administrativa da colônia. ... Em 1693, no tempo em que se descobriu ouro nas regiões das minas, foram criadas as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.
Camargos): «Foi Rodrigues de Arzão um destemido bandeirante, e o primeiro que descobriu ouro em Minas Gerais; faleceu em 1696, deixando o roteiro de suas descobertas a seu concunhado Bartolomeu Bueno de Siqueira, que, nesse mesmo ano, se embrenhou nos sertões em busca desse metal, e consultando o dito roteiro, foi ter ...
Não se sabe ao certo como a mineração de ouro começou, mas os primeiros indícios são do fim da Pré-História, por volta de 5000 a.C. – foi o segundo metal conhecido depois do cobre.
Pedro Álvares de Cabral
As consequências da exploração do ouro eram o enriquecimento das metrópoles e dos países que exploravam o ouro em suas colônias, sendo que podemos elencar como exemplo Portugal e Espanha, que se tornaram os países mais ricos da Europa durante o auge do mercantilismo.
São diversos os impactos ambientais causados pela mineração, como a alteração da paisagem e a contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos. ... Como é o caso da poluição dos recursos hídricos e do solo, além da perda de biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora.
Assim, o Brasil foi dividido em 14 capitanias que foram passadas a 12 donatários, assim, esse sistema possuía base jurídica, onde temos: A carta de doação; O foral; E, assim, o sistema de capitanias hereditárias decaiu por parte dos recursos financeiros para a exploração lucrativa.
Para o processo de produção e comercialização do açúcar ser lucrativo ao empreendimento colonial, os engenhos introduziram a forma mais aviltante de exploração do trabalho humano: a escravidão. A introdução do trabalho escravo nas grandes lavouras baixava os custos da produção.
O aumento da exploração, nesse período que os índios que já habitavam aqui se tornaram escravos, fez com que o Brasil se comunicasse mais, ligando outras regiões do Brasil, houve a migração dos portugueses pra cá, distribuindo melhor a população e também um ponto importante, surgiu a Classe média!
A principal consequência do período colonial no atual Brasil, era pelo fato que o Brasil foi uma colônia de exploração, onde quase todas riquezas minerais do país era exportada a benefício da metrópole ou a venda de alguns países na época, por isso percebe-se que se comparar um país que foi colônia de povoamento como ...
* Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808; * Início da atividade da Imprensa Régia, em 1810; * Abertura da Academia Real Militar, em 1810; * Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Bibliotheca (atual Biblioteca Nacional), em 1811.
O início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas” (que mais correspondeu ao início do processo de extermínio e submissão dos indígenas, o genocídio) e que houve um processo de imposição cultural (que chamaremos de etnocídio, ou seja, os portugueses impuseram sua cultura sobre a cultura ...
Os europeus foram responsáveis pela administração do projeto de colonização no Brasil, tendo sido responsáveis pela construção de fortes, estradas, pela fundação de cidades (organizadas de acordo com o modelo europeu), portos e igrejas.