Como fontes conhecidas de amido, podemos citar a batata e o arroz.
É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.
O amido resistente é um componente natural da dieta. O consumo atual é de cerca de 3 g/pessoa/dia e é encontrado em alimentos não processados como grãos, batata crua, banana verde, ou mesmo em alimentos processados e retrogradados como a casca de pão ou a batata cozida resfriada.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto. Abaixo, temos um experimento para detectar a presença de amido nos alimentos.
Alguns fabricantes adicionam amido e gorduras vegetais à ricota ou ao queijo cottage. Para verificar se estas substâncias estão nos alimentos, use uma gota de iodo. Se o queijo cottage possuir amido, ficará azul. Se não tiver, a cor do iodo não mudará.
Os carboidratos, também chamados hidratos de carbono, glicídeos ou sacarídeos, são moléculas formadas por compostos orgânicos como carbono, hidrogênio e oxigênio.
A reação descrita é da formação de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada. Coloque a farinha de trigo no recipiente com água e agite até formar um precipitado. Pingue duas gotas da solução de iodo e leve ao aquecimento.
A dissolução do iodo na água é mais facilitada quando ele é colocado na forma do seu composto iodeto de potássio. ... As principais fontes de iodo são as algas marinhas que contêm o íon iodeto, I-. A primeira obtenção foi exatamente por meio das cinzas de algas pelo químico francês Bernard Courtois (1777-1838) em 1811.
Alerta sobre risco à saúde. O lugol ou solução de Lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. Foi nomeada em honra ao médico francês J. G. A. ... O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3-.
A solução de Lugol é indicada para auxiliar no bom funcionamento do organismo, para desintoxicar, fortalecer o sistema imunológico, o bom funcionamento do metabolismo, entre outros benefícios.
Descrição. O lugol é um suplemento iodado a partir da combinação de iodo e iodeto de potássio. Estimula o bom funcionamento da glândula tireoide, melhorando a produção de hormônios, e controla a síntese de estrogênio nos ovários. É uma suplementação segura e eficaz para repor a carência de iodo no organismo.
Solução De Lugol 5% Modo de usar: Tomar 2 Gotas De Lugol Diluídas Em Um Copo De Água. Cada Gota Contém 6,25 Mg De Iodo Elementar. Após Aberto Manter O Frasco Na Posição Vertical.
A verdade é que a ingestão inadequada de lugol pode causar riscos à saúde, pois uma única gota contém até 60 vezes mais iodo do que o consumo diário recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para crianças acima de seis anos de idade e adultos.
A suplementação de iodo deve ser feita sempre sob orientação médica, e normalmente é recomendada em casos de deficiência desse mineral, bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide....Quantidade recomendada.