O EVA é calculado determinando a diferença entre o lucro operacional líquido da empresa após impostos e o valor ponderado do capital investido em uma empresa. O MVA é calculado subtraindo o valor do capital investido no negócio do valor total de mercado da empresa.
A MVA Ajustada vêm sendo adotadas pelas Unidades Federativas, decorrente de protocolos e acordos, que se refere a MVA original ajustada para aquelas situações de operações interestaduais, porém com aplicação de alíquotas diferentes.
A antecipação tributária é de responsabilidade do adquirente, destinatário da mercadoria, e se refere ao recolhimento do ICMS pela sua própria operação.
Em Home > Fiscal > Lançamentos > Lançamentos de Conferência da Escrita Fiscal é realizado a inclusão da guia do ICMS Antecipado ao clicar no botão Gerar Guia ICMS Antecipado. É aberto tela para inclusão os dados da guia de arrecadação. Selecionar o Ano e mês de Apuração, ou seja, a competência da escrita fiscal.
Cálculo
1.
Emissão de GARE
Emissão da Guia de Arrecadação Única com Código de Barras - GAUCB no endereço internet www.sefaz.rs.gov.br em dois métodos distintos: emissão on-line diretamente no site da Fazenda ou download do aplicativo gerador da guia para posterior emissão da mesma.
Gerando a Guia de ST
A Substituição Tributária (ST) é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.
As guias podem ser emitidas diretamente no Portal ou pelo serviço de emissão em lote. Além das guias Simples, os contribuintes poderão emitir GNRE com Múltiplas Receitas e Múltiplos Documentos de Origem.