Sabemos que não é fácil concluir um curso de graduação ou pós-graduação. É necessário ter o apoio de muitas pessoas para conseguir finalizá-lo com notas altas e no “tempo certo”. Além do apoio ao longo do curso, o estudante também precisa, muitas vezes, ter o auxílio de outras pessoas para conseguir escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso e homenageá-los na dedicatória do TCC.
Apesar de ser um elemento facultativo nos trabalhos e que, portanto, não recebe avaliação da banca, a dedicatória também deve respeitar as normas da ABNT.
As pessoas que obtiveram o apoio de amigos, familiares e professores para desenvolverem os seus trabalhos, costumam fazer agradecimentos na escrita da monografia. E é para isso que a dedicatória do TCC serve: para agradecer e homenagear as pessoas que fizeram o seu sonho “dar certo”.
Se você quiser escrever uma dedicatória bem humorada, não tem problema. Pode ter certeza que seu orientador já leu mais de um trabalho que foi dedicado ao café. Essa é uma parte pessoal do trabalho e servem para quebrar o gelo.
Saiba mais sobre agradecimentos no TCC e modelos prontos para você se inspirar.
A formatação da dedicatória do TCC não possui regras severas, indicamos que você procure a instituição de ensino que estuda, ou então um professor que possa tirar suas dúvidas sobre o assunto, pois cada universidade tem suas próprias exigências quanto a trabalhos acadêmicos.
Para fazer a dedicatória do seu TCC, você deve responder a uma pergunta muito fácil: A quem você quer dedicar o seu trabalho? A resposta dessa pergunta deve ser a sua dedicatória. Simples assim.
“Agradeço aos meus pais pelo apoio incondicional em todos os momentos difíceis da minha trajetória acadêmica. Este trabalho é dedicado a eles.”
E aí, você está no meio da escrita da sua monografia e deseja fazer uma excelente dedicatória para os seus amigos e familiares, mas ainda não sabe como escrevê-la? Leia o restante do artigo, pois aqui você terá todas as informações que precisa para fazer uma excelente homenagem no seu TCC. Acompanhe!
Para começar a sua dedicatória pense para quem ou o que você gostaria de dedicar o seu trabalho. Por exemplo, tente colocar em palavras como essa pessoa te ajudou e te apoiou no projeto, na sua vida pessoal e em outros fatores durante sua vida acadêmica. Pode ser escrito um texto simples e curto, ou então algo mais extenso, a vantagem é que você pode se expressar de um modo mais simples e pessoal, sem tantas formalidades.
A dedicatória é um elemento pré-textual dos trabalhos acadêmicos. Não é um requisito obrigatório nos trabalhos. Isso quer dizer que você pode optar por usá-la ou não. No entanto, é bastante raro encontrar um estudante que não dedique seu trabalho a ninguém.
“Agradeço à minha amiga _______________ que nunca se negou a compartilhar seus conhecimentos comigo. Isso fez toda a diferença. Dedico a minha monografia à ela. Muito obrigada minha querida.”
As dedicatórias mistas são aquelas que englobam várias pessoas, incluindo parentes, amigos e até mesmo Deus. Você pode homenagear a todos em um único parágrafo curto. Veja exemplos:
Como o próprio nome diz, a dedicatória é um pequeno texto em que você pode dedicar o resultado final do seu trabalho para alguém muito especial em sua vida.
Para fazer a dedicatória do TCC dentro do Mettzer basta você selecionar a aba dedicatória no lado esquerdo da tela. Perceba que a folha de dedicatória já está aparece na sequência do trabalho:
Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como fazer a dedicatória do TCC, pois assim como o restante do trabalho, essa parte da pesquisa precisa ser escrita conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, por mais que seja um elemento opcional.
“Esta monografia é dedicada aos meus pais, pilares da minha formação como ser humano.” “Agradeço aos meus pais pelo apoio incondicional em todos os momentos difíceis da minha trajetória acadêmica. Este trabalho é dedicado a eles.” “Dedico esta pesquisa aos meus pais, meus maiores e melhores orientadores na vida.”
Quem escolheu colocar a epígrafe no TCC, deve seguir as regras:
Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.
Agradeço a preferência e prometo cumprir seus pedidos com profissionalismo e simpatia. É uma alegria ter um cliente como você! Agradeço a sua confiança em nosso trabalho. Você é o nosso maior foco, querido cliente!
12 dicas de elogios para agradecer os clientes
Quando o cliente gosta do seu trabalho, você é BOM. Quando ele retorna, você é profissional. Mas quando ele traz outros clientes, você é TOP!
Agradecemos muito por ser nosso cliente. Agradeço a preferência e prometo cumprir seus pedidos com profissionalismo e simpatia. É uma alegria ter um cliente como você! É um orgulho fazer parte de um trabalho tão especial.
Veja algumas delas e aplique em sua empresa.
8 maneiras de avaliar a qualidade do seu atendimento
O marketing de relacionamento te ajuda a entender as necessidades do cliente e identificar oportunidades de comunicação, melhorando o nível de atendimento. O cliente satisfeito é o cliente que conquista outros clientes. Por isso, vale a pena ter a sua satisfação como um objetivo de negócio.
8 Perguntas para Pesquisa de Satisfação
Use umas 5 perguntas com escalas de notas de 0 a 5 e termine com uma pergunta aberta. É preciso saber fazer as perguntas certas para medir a satisfação do cliente. Veja um exemplo de questionário para um cantina italiana: Assinale: não gostei, precisa melhorar, bom, ótimo ou excelente.
As melhores perguntas para Pesquisa de Satisfação
Algumas perguntas, no entanto, podem ser comuns a quaisquer objetivos....Quais as perguntas essenciais para o roteiro?
Existem inúmeras variações de tipos de perguntas que podem ser aplicadas em um questionário de pesquisa de marketing....Os 7 principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa:
As perguntas podem ser classificadas quanto a sua forma da seguinte maneira: Perguntas abertas. O interrogado responde com suas próprias palavras e, por isso, são difíceis de tabular e analisar. Perguntas fechadas.
Faça um teste Definidos os objetivos e o público-alvo do levantamento, vale a pena realizar uma etapa de teste. Aplique o instrumento de investigação com um grupo reduzido e veja se há dificuldades. Algumas perguntas podem estar confusas.